<b>Efeitos do conhecimento de performance visual em uma frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9952

  • Wesley Rodrigo Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabiano de Souza Fonseca Centro Universitário CESMAC
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte
Palavras-chave: Aprendizagem Motora, Feedback, Conhecimento de Performance, CP Autocontrolado

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o efeito do conhecimento de performance (CP) visual em frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva por crianças. Trinta voluntários, com idades entre onze e treze anos, foram distribuídos em três grupos: autocontrolado, que recebeu CP visual quando solicitou; pareado, que recebeu CP visual conforme solicitação do grupo autocontrolado; controle, que não recebeu CP visual. O delineamento constou de fase de aquisição com duas sessões de oitenta tentativas, teste de transferência imediata, dez minutos após a fase de aquisição e teste de transferência atrasada, 48 horas após o primeiro teste, ambos com 10 tentativas. Como variáveis dependentes foram analisadas a pontuação no alvo e o escore referente ao padrão do movimento. Os resultados não confirmaram os efeitos da frequência autocontrolada de CP visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wesley Rodrigo Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais
Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Esportes Área de Comportamento Motor
Fabiano de Souza Fonseca, Centro Universitário CESMAC
Curso de Educação Física
Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte
Departamento de Educação Física Área de Comportamento Motor
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Gonçalves WR, Ugrinowitsch H, Fonseca F de S, Benda RN. <b>Efeitos do conhecimento de performance visual em uma frequência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9952. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 12º de outubro de 2025];22(2):229-38. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9952
Seção
Artigos Originais