Ciência Aberta
O Journal of Physical Education está comprometido com a promoção dos princípios da ciência aberta para aumentar a transparência, reprodutibilidade e acessibilidade na pesquisa científica. Acreditamos que as práticas de ciência aberta são essenciais para o avanço do conhecimento e a integridade do processo de pesquisa. Em alinhamento com esse compromisso, o Journal of Physical Education estabeleceu as seguintes políticas em relação à abertura dos procedimentos de avaliação, sujeitas à concordância de autores e avaliadores:
- Incentivo ao Depósito de Pré-prints: Os autores são fortemente incentivados a disponibilizar seus manuscritos em depósitos de pré-prints reconhecidos antes da submissão formal ao JPE. Essa prática promove a disseminação antecipada dos resultados da pesquisa e permite um maior engajamento e feedback da comunidade.
- Avaliação Aberta dos Autores: O JPE pode conduzir avaliações por pares com os nomes dos autores divulgados aos avaliadores. Essa abordagem promove a responsabilidade e transparência no processo de revisão. No entanto, isso será implementado apenas com o consentimento de ambos, autores e avaliadores envolvidos no processo.
- Publicação dos Editores Responsáveis: Os nomes dos editores responsáveis pelo manejo do manuscrito serão publicados junto com os artigos. Essa prática destaca a supervisão editorial e aumenta a credibilidade e responsabilidade do processo editorial.
O Journal of Physical Education permanece dedicado a manter altos padrões de revisão por pares e ética de publicação. Acreditamos que essas políticas de ciência aberta contribuirão para a robustez e confiabilidade das pesquisas publicadas em nosso periódico. Agradecemos a cooperação de nossos autores e avaliadores na adoção dessas práticas em benefício da comunidade científica em geral.