Avaliação dos compostos bioativos presentes na infusão do chá da flor da Moringa oleífera l. seca e in natura

  • Nayjara Carvalho Gualberto Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Gabriela Sousa Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Tuania Soares Carneiro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Dhulia Maciely da Conceição Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Carla Crislan de Souza Bery Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Gabriel Francisco da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS

Abstract

A Moringa oleífera Lam é uma planta da família das Moringaceae, cultivada na Índia e outras partes do mundo, e esta tem sido muito estudada em função do seu alto valor nutricional e por possuir agentes antioxidantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de compostos bioativos presentes em diferentes tempos de infusão do chá da flor da moringa a partir das flores in natura e seca. Foram realizadas análises de compostos fenólicos totais, flavonóides totais, carotenóides totais e teor de β-caroteno no preparo dos chás da flor da moringa in natura e seca em três tempos de infusão. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey para comparação de médias ao nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que para os três tempos de infusão a maior disponibilidade dos compostos ocorreu a partir do chá obtido da flor seca e que os tempos de 3; 4,5 e 6 minutos mostraram ser o ideal para o preparo do chá com uma melhor extração dos flavonóides, compostos fenólicos e carotenóides, respectivamente. Contudo o chá da flor da moringa se apresentou como uma boa fonte de compostos bioativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nayjara Carvalho Gualberto, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e trabalho no Laboratório de Tecnologias Alternativas -LTA da Universidade Federal de Sergipe como pesquisadora na área de Alimentos.
Gabriela Sousa Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFS e trabalho no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe em pesquisa na área de Alimentos, como bolsista de pesquisa.
Tuania Soares Carneiro, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFS e trabalho no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe em pesquisa na área de Alimentos, como bolsista de pesquisa.
Dhulia Maciely da Conceição Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Engenharia de Alimentos pela UFS e trabalho no Laboratório de Tecnologias Alternativas da Universidade Federal de Sergipe em pesquisa na área de Alimentos, como bolsista de pesquisa.
Carla Crislan de Souza Bery, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Engenheira de Alimentos pela UFS, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFS e trabalho no Laboratório de Tecnologias Alternativas da Universidade Federal de Sergipe na área de Alimentos.
Gabriel Francisco da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II - Campina Grande (1991) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe e trabalha no Nucleo de Engenharia de Petroleo - NUPETRO da UFS.
Published
2015-05-17
How to Cite
Gualberto, N. C., Silva, G. S., Carneiro, T. S., Santos, D. M. da C., Bery, C. C. de S., & da Silva, G. F. (2015). Avaliação dos compostos bioativos presentes na infusão do chá da flor da Moringa oleífera l. seca e in natura. Revista Tecnológica, 265-273. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.26076