POR UMA DECODIFICAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO: ESPAÇO E MOVIMENTO EM UMA OBRA DE BERNARD TSCHUMI

  • Rovenir Bertola Duarte Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Ferreira de Arruda Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Este artigo visa investigar a idéia de espaço contemporâneo e sua representação, mais especificamente o espaço transcrito na obra The Manhattan Transcripts do arquiteto Bernard Tschumi, publicada em 1981. Esta obra tem a especificidade de, procurando questionar a linguagem comumente empregada, aproximar-se intertextualmente do cinema para uma investigação arquitetônica. Através de narrativas programáticas trata da experiência no espaço e suas relações com o evento e o movimento. Voltando-se mais para a influência do movimento no entendimento do espaço nesta obra, a pesquisa relatada neste artigo aproxima-se dos conceitos de espaço explodido de Eisenstein (1947), e discutido por Vidler (2001), e do espaço crítico, mas especificamente da ‘dimensão perdida’, de Virilio (1999). Esta reflexão sobre o tempo mecânico fílmico na construção e na representação da idéia deste espaço, como os textos teóricos contemporâneos, tratam-se de um trabalho inacabado que faz parte das investigações do grupo de estudos Contemporar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rovenir Bertola Duarte, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - SP (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Engenharia e Arquitetura. Participa da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital e é o professor orientador do Escritório Modelo OCAS UEL. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, projeto auxiliado por computador, projeto participativo, escritório modelo e teoria da arquitetura.
Published
2010-09-08
How to Cite
Duarte, R. B., & Arruda, G. F. de. (2010). POR UMA DECODIFICAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO: ESPAÇO E MOVIMENTO EM UMA OBRA DE BERNARD TSCHUMI. Revista Tecnológica, 18(1), 75-83. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v18i1.8874