POR UMA DECODIFICAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO: ESPAÇO E MOVIMENTO EM UMA OBRA DE BERNARD TSCHUMI
Abstract
Este artigo visa investigar a idéia de espaço contemporâneo e sua representação, mais especificamente o espaço transcrito na obra The Manhattan Transcripts do arquiteto Bernard Tschumi, publicada em 1981. Esta obra tem a especificidade de, procurando questionar a linguagem comumente empregada, aproximar-se intertextualmente do cinema para uma investigação arquitetônica. Através de narrativas programáticas trata da experiência no espaço e suas relações com o evento e o movimento. Voltando-se mais para a influência do movimento no entendimento do espaço nesta obra, a pesquisa relatada neste artigo aproxima-se dos conceitos de espaço explodido de Eisenstein (1947), e discutido por Vidler (2001), e do espaço crítico, mas especificamente da ‘dimensão perdida’, de Virilio (1999). Esta reflexão sobre o tempo mecânico fílmico na construção e na representação da idéia deste espaço, como os textos teóricos contemporâneos, tratam-se de um trabalho inacabado que faz parte das investigações do grupo de estudos Contemporar.Downloads
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Published
2010-09-08
How to Cite
Duarte, R. B., & Arruda, G. F. de. (2010). POR UMA DECODIFICAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO: ESPAÇO E MOVIMENTO EM UMA OBRA DE BERNARD TSCHUMI. Revista Tecnológica, 18(1), 75-83. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v18i1.8874
Section
Articles
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