ANÁLISE DE CAPACIDADE DE FLUXO DE ROTATÓRIA NA CIDADE DE MARINGÁ, PARANÁ
Resumo
O aumento na utilização de veículos motorizados aliado à precariedade do sistema viário pode vir a prejudicar a mobilidade nas cidades. A questão é particularmente importante para as interseções, pontos críticos para a fluidez do trânsito na urbe. Nesse prisma, as rotatórias podem ser uma forma apropriada de controle de fluxo nas interseções a fim de que o tráfego seja mais seguro e eficiente. Contudo, análises acerca da capacidade destas interseções giratórias devem ser realizadas de modo a atestar a adequabilidade desses dispositivos à garantia da fluidez do trânsito. Este estudo teve por objetivo analisar a capacidade de fluxo da rotatória localizada na interseção das avenidas Cerro Azul e Juscelino Kubistchek de Oliveira na cidade de Maringá, Paraná, utilizando para isso os Métodos Inglês e Suíço. Com o Método Inglês constatou-se que o fluxo de entrada de 1404 veículos por hora foi 4,31% maior que a capacidade prática da rotatória. Já no Método Suíço, as aproximações demonstraram comportar o fluxo de veículos, contudo, por ser um Método de maior simplicidade, sugere-se que seja utilizado juntamente com outros métodos mais abrangentes, não sendo adequado para condicionar a tomada de decisões por si só. Dentre as possibilidades de intervenção para melhoria da mobilidade e aumento da segurança local, tem-se a adoção de binários na região, bem como a retirada da rotatória com instalação de semáforos. Entretanto, faz-se imprescindível um planejamento embasado no monitoramento do fluxo viário local, condição inerente à definição da melhor solução a ser implementada.
Downloads
Referências
BERTONCINI, B.V. Comparação entre interseção semaforizada e rotatória utilizando o simulador Integration. Estudo de caso: Av Cerro Azul x Av JK. 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004.
COELHO, D.M. Análise e sugestões para projetos geométricos de rótulas modernas em vias urbanas. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ. Sistema digital de dados operacionais - 5º Grupamento de Bombeiros – Maringá. Curitiba, 2016.
COSTA, J.P.B. Mini-rotatórias: Contribuição na redução de conflitos em interseções urbanas 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DE SANTA CATARINA – DER/SC. Utilização e Configuração de Rotatórias em Estradas fora de Áreas Urbanizadas. Florianópolis: DER/SC, 2000.
CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito: Sinalização Semafórica. Brasília, 2014
ESCOLA POLITÉCNICA FEDERAL DE LAUSANA - EPFL. Guide Suisse des Giratoires. Lausanne: Institut des Transports et de Planification, 1997.
FERRAZ, A.C.P., FORTES, F.Q. & SIMÕES, F.A. Engenharia de Tráfego Urbano - Fundamentos Práticos. São Carlos, EESC, 1999.
GOOGLE MAPS. 2015. Disponível em: <https://maps.google.com> Acesso em 31 out. 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Frota Maringá, PR. 2015. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/144ic> Acesso em 31 out. 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. IBGE Cidades, Maringá - PR, 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun= 411520> Acesso em 31 out. 2016.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - IPARDES. Relação dos municípios do Estado ordenados segundo as mesorregiões e as microrregiões geográficas do IBGE – Paraná. Curitiba, 2012.
KIMBER, R.M. The Traffic Capacity of Roundabouts: Transport and Road Research Laboratory. Crowthorne: TRRL Laboratory Report 942, 1980.
MARINGÁ. Mapa de diretrizes de arruamento. Prefeitura Municipal - Secretaria de Planejamento, 2010.
MOITA, M.H.V. & ALMEIDA, E.S. Aplicação de simulação para obtenção de soluções ao tráfego em rotatória da cidade de Manaus. Journal of Transport Literature, 6(1): 93-109, 2012.
REGO, R.L. As cidades plantadas: os britânicos e a construção da paisagem do norte do Paraná. Londrina: Humanidades, 2009.
SILVA, A.M.B. & SECO, A.J.M. Manual do planeamento de acessibilidades e transportes: Rotundas. Coimbra: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, 2008.
SOUZA, M.V.J.S. Análise de desempenho de uma interseção não semaforizada em nível (rotatória) utilizando microssimulação - estudo de caso: anel viário da UFRJ. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de primeira publicação à revista. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.