ANÁLISE DE QUEBRA DE GRÃOS DE MISTURAS DE SOLO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA CAMADAS DE PAVIMENTO
Resumo
Os agregagos de resíduos da construção civil e demolição (RCD) possuem grande potencial de aplicação em obras de drenagem e pavimentação, quando atendidos os requisitos previstos pelas normas técnicas vigentes. Pesquisas apontam para a possível quebra de grãos mediante esforços de compactação no campo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade de uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos, bem como uma avaliação da potencial quebra dos agregados durante o processo de compactação e após análises de Índice de Suporte Califórnia (CBR) e compressão edométrica. Os limites de consistência indicaram o RCD como redutor de plasticidade. Através dos resultados obtidos constatou-se que o RCD e a mistura solo-RCD atendem aos requisitos de CBR e expansão para reuso como material de reforço do subleito, sub-base e até base de pavimentos para determinados teores de umidade. Na análise de quebra, identificou-se menor resistência do RCD em relação a mistura solo-RCD. Os índices de quebra determinados mostraram mudanças na distribuição granulométrica do RCD e da mistura solo-RCD como dependentes do teor de umidade do material. Os resultados indicaram que a quebra dos grãos ocorre com maior intensidade para os agregados do RCD em altas tensões, sugerindo o uso da mistura solo-RCD.
Downloads
Referências
ALMEIDAA, J.; F.D. ROSA, A. PANDOLFOA†, R. BERTICELLIA , E. M. BRUMA, M.S. MARTINSA. Estudo de viabilidade econômica do uso do agregado de RCD em pavimentação de vias urbanas, Revista de Engenharia Civil 2018, No. 54, 16-25, 2018
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos Resíduos sólidos no Brasil, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6458 - Grãos de pedregulho retidos na peneira de abertura 4,8 mm - Determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15115: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil- Execução de camadas de pavimentação - Procedimentos. Rio de Janeiro, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15116: Agregados Reciclados de resíduos sólidos da construção civil - Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural. Rio de Janeiro, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6457: Amostras de Solo - Preparação para ensaios de compactação e caracterização. Rio de Janeiro, 1984.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6459: Solo - Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7180: Solo - Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7181: Solo - Análise Granulométrica. Rio de Janeiro 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7182: Solo - Ensaio de Compactação. Rio de Janeiro, 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9895: Solo - Índice de Suporte Califórnia. Rio de Janeiro, 2016.
BARROS, M. C. Avaliação de um resíduo da construção civil beneficiado como material alternativo para sistema de cobertura. 96p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, 2005.
CARDOSO, R.; SILVA, R. V.; BRITO, J.; DHIR, R. Use of recycled aggregates from construction and demolition waste in geotechnical applications: A literature review. Waste Management. Lisboa, p. 131-145. 2016.
CARNEIRO, A. P; BURGOS, P. C; ALBERTE, E. P. V. Uso do agregado reciclado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Projeto Entulho Bom. Salvador: EDUFBA/ Caixa Econômica Federal, 2001, 188-227p
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução n º 307, de 05 de julho de 2002: Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2002.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE (DNIT). IPR 719: Manual de Pavimentação. 3ª Edição. Rio de Janeiro, 2006
HERRADOR, R.; PÉREZ, P.; GARACH, L.; ORDÓÑEZ, J. Use of Recycled Construction and Demolition Waste Aggregate for Road Course Surfacing. Journal of Transportation Engineering. 2012, 138, 182-190.
SANTOS, E. C. G.; VILAR, O. M. Use of recycled construction and demolition wastes (RCDW) as backfill of reinforced soil structures. Proceedings of the 4th European Conference on Geosynthetics – EUROGEO 4, Edinburgh, UK, IGS-UK Chapter, London, UK, paper 199. 2008.
ZULUAGA, R. A. G. Relação entre características microestruturais e o comportamento macroscópico de solos granulares. Tese (Doutorado) - Faculdade de Tecnologia: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2016, 171p.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de primeira publicação à revista. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.