A Sociologia como disciplina escolar: do passado ao presente
Palavras-chave:
História, Educação, Ensino de Sociologia
Resumo
Entre períodos de presença e a ausência nos bancos escolares brasileiros, a história da disciplina de Sociologia nos revela o quão ela sempre esteve à mercê de modelos curriculares distintos, tendo objetivos e metodologias muito diversificadas. Atualmente, inserida de forma obrigatória nas matrizes curriculares de todo o país, a Sociologia exige novas práticas pedagógicas e a aproximação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Assim, esse artigo tem por objetivo refletir sobre a história da disciplina e registrar algumas iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelas universidades paranaenses em prol do ensino de sociologia dentro e fora da sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-06-20
Como Citar
Santos, R. O. (2011). A Sociologia como disciplina escolar: do passado ao presente. Revista Urutágua, (24), 18-25. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i24.13010
Seção
DOSSIÊ - ENSINO DE SOCIOLOGIA (Orgs.: Ileizi Fiorelli Silva & Zuleika Bueno)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Urutágua, editada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)





