SOCIOLOGIA E LITERATURA: REFLEXÃO E PRÁTICA SOBRE O USO DA FICÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Metodologia, Narrativa Literária

Resumo

O artigo tematiza o processo de transposição didática do conhecimento sociológico. Fazendo referência à dinâmica de familiarização com o conhecimento científico através da noção de representações sociais, ressalta situações delicadas nas quais essa dinâmica pode encontrar obstáculos em função dos vínculos afetivos e identitários dos alunos. Resenhando a temática sociológica do controle social em sua vertente funcionalista, indica possíveis aspectos delicados para a didatização desse conteúdo. Em seguida, mobilizando principalmente os argumentos de Michèle Petit e de Daniel Penac, discute a leitura coletiva do texto literário como procedimento metodológico apropriado para o ensino de Sociologia. Por fim, apresenta um breve relato de experiência para ilustrar as possibilidades desse procedimento.

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Biografia do Autor

Rafael Ginane Bezerra, Universidade Federal do Paraná
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná; Doutor em Sociologia pela mesma instituição; Professor Adjunto III vinculado ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR.
Igor Guilherme Romko, UFPR
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, Professor de Sociologia para o Ensino Médio
Publicado
2017-05-31
Como Citar
Bezerra, R. G., & Romko, I. G. (2017). SOCIOLOGIA E LITERATURA: REFLEXÃO E PRÁTICA SOBRE O USO DA FICÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Urutágua, (35), 163-179. https://doi.org/10.4025/revurut.vi35.37004
Seção
DOSSIÊ Sociologia Escolar: práticas, políticas e formação docente. (ORG) Fagner Carniel & Alexandre Jeronimo Correa Lima