As distintas concepções acerca dos conceitos de alfabetização

  • Bruna Pereira Alves UFSM
Palavras-chave: Alfabetização, conceitos, processo

Resumo

O processo de alfabetização é contínuo, ele não se restringe à aprendizagem da leitura e escrita, ele é muito mais amplo. Tem-se buscado conceitos diversos sobre alfabetização, já que este termo tem se modificado com o passar dos anos. Ela pode ser compreendida como o aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, sendo definida como um processo que não se resume apenas à aquisição das habilidades mecânicas do ato de ler, mas da capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Além disso, venho escrever este artigo para levantar a importância do processo de alfabetização ser coerente, que respeite as diferenças dos alunos em suas dificuldades de aprendizagem, compreendendo ainda, que estaremos sempre nos alfabetizando, sempre adquirindo novos conhecimentos, desvendando e descobrindo coisas e, que a alfabetização dos alunos continuará por toda a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Pereira Alves, UFSM
http://lattes.cnpq.br/3547201296103445
Publicado
2009-01-06
Como Citar
Alves, B. P. (2009). As distintas concepções acerca dos conceitos de alfabetização. Revista Urutágua, 17(17), 36-39. https://doi.org/10.4025/revurut.v17i17.5280
Seção
Educação