Pandemia, isolamento social e colapso global
Resumo
O artigo analisa as reconfigurações sociais impostas pela necessidade de isolamento social decorrentes da pandemia do COVID-19, assim como as imperiosas necessidades de participação efetiva do Estado na salvação da sociedade para que as carências materiais oriundas dessa crise global sejam razoavelmente atenuadas em prol do bem da humanidade. Some-se ainda críticas aos segmentos políticos obscurantistas e anticientíficos mancomunados com discursos fascistas que tanto ameaçam a consecução das políticas públicas convenientes para a efetivação do papel interventor do Estado na ordem econômica.
Downloads
Referências
BARAN, Paul A. A economia política do desenvolvimento. Trad. de S. Ferreira da Cunha. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
FARMER, Paul. Patologias do Poder: saúde, direitos humanos e a nova guerra contra os pobres. Trad. de Alexandre Andrade Martins. São Paulo: Paulus, 2017.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Trad. de Ivo Storniolo. Aparecida: Ideias e Letras, 2007.
ODUM, Elisabeth C. & ODUM, Howard T. O declínio próspero: princípios e políticas. Trad. de Enrique Ortega. Petrópolis: Vozes, 2012.
SUNG, Jung Mo. Idolatria do dinheiro e direitos humanos: uma crítica teológica do novo mito do capitalismo. São Paulo: Paulus, 2018.
WEIL, Simone. Espera de Deus. Trad. de Karin Andrea de Guise. Petrópolis: Vozes, 2019

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.