Aplicação de diferentes experiências gamificadas para inovar as aulas de bioquímica no ensino superior
Resumen
O ensino de Bioquímica possui diversos desafios nos anos iniciais do ensino superior, devido sua complexidade e abstração na compreensão de estruturas e fenômenos moleculares, que podem ser obstáculos ao aprendizado do aluno. Pelo método tradicional, em uma sociedade digital e conectada, o aprendizado pode ser ainda mais dificultado, uma vez que apresenta características de transmissão de conteúdo e memorização, que limitam a assimilação e compreensão dos processos químicos e biológicos complexos. Nesse sentido, a metodologia ativa, por meio da gamificação, ganha cada vez mais espaço. O objetivo deste capítulo é demonstrar como diferentes experiências gamificadas podem ser utilizadas para inovar as aulas de Bioquímica. Como resultado, verifica-se que as aulas podem ser incrementadas utilizando-se alguns recursos da gamificação para estimular a realização de atividades, como pontuação e recompensas, como por meio da elaboração de jogos aplicados ao conteúdo. Dentre eles, destaca-se os jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e modelos didáticos, que simulam esquemas e propõem desafios do objetivo de aprendizagem. Tem-se, ainda, uso de recursos tecnológicos, como aplicativos e jogos digitais, que tornam o aprendizado mais interativo e conectado entre os alunos. Nesse sentido, é possível observar que a gamificação pode ser utilizada com sucesso no ensino de Bioquímica, inovando o aprendizado em sala de aula, de forma mais interativa e divertida.
Descargas

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.