Aplicação de diferentes experiências gamificadas para inovar as aulas de bioquímica no ensino superior

Resumen

O ensino de Bioquímica possui diversos desafios nos anos iniciais do ensino superior, devido sua complexidade e abstração na compreensão de estruturas e fenômenos moleculares, que podem ser obstáculos ao aprendizado do aluno. Pelo método tradicional, em uma sociedade digital e conectada, o aprendizado pode ser ainda mais dificultado, uma vez que apresenta características de transmissão de conteúdo e memorização, que limitam a assimilação e compreensão dos processos químicos e biológicos complexos. Nesse sentido, a metodologia ativa, por meio da gamificação, ganha cada vez mais espaço. O objetivo deste capítulo é demonstrar como diferentes experiências gamificadas podem ser utilizadas para inovar as aulas de Bioquímica. Como resultado, verifica-se que as aulas podem ser incrementadas utilizando-se alguns recursos da gamificação para estimular a realização de atividades, como pontuação e recompensas, como por meio da elaboração de jogos aplicados ao conteúdo. Dentre eles, destaca-se os jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e modelos didáticos, que simulam esquemas e propõem desafios do objetivo de aprendizagem. Tem-se, ainda, uso de recursos tecnológicos, como aplicativos e jogos digitais, que tornam o aprendizado mais interativo e conectado entre os alunos. Nesse sentido, é possível observar que a gamificação pode ser utilizada com sucesso no ensino de Bioquímica, inovando o aprendizado em sala de aula, de forma mais interativa e divertida.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2023-11-10
Cómo citar
Arrieira, R. L., Adamowski, E. de V., Pacheco, R. B., Lopes, D. A., Rigobello, C., & Diegues, M. E. M. (2023). Aplicação de diferentes experiências gamificadas para inovar as aulas de bioquímica no ensino superior. Journal of Interprofessional Health Education, 1, 28-39. https://doi.org/10.4025/jinterprofhealtheduc.v1i0.69454
Sección
Revisões da Literatura