Efetividade da proteína / creatinina na amostra isolada de urina na avaliação da nefrite lupica
Resumen
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica autoimune, cuja etiopatogenia envolve múltiplos genes, fatores hormonais e ambientais. Uma das mais sérias complicações do LES é a nefrite lúpica (NL), sendo definidora de mal prognóstico. Este estudo analítico observacional tem como objetivo avaliar a possibilidade de utilização da relação proteína/ creatinina em amostra isolada urinária para acompanhamento dos pacientes com nefrite lúpica, através da comparação com a proteinúria de 24 horas (P24h). Foram analisados e correlacionados os resultados de P24h e relação P/C urinária de 77 pacientes com LES acompanhados em um ambulatório especializado de um hospital universitário, sendo 34 deles com nefrite estabelecida e 43 sem evidências de nefrite. Foi realizada a análise de correlação e concordância, para tanto, sendo utilizados o coeficiente de correlação de Pearson, método de Bland-Altman plot, e coeficiente de concordância de Lin. Das amostras pareadas de 89 pacientes, 12 (13,5%) foram excluídas, 10 delas devido coleta inadequada e 2 por resultados de proteinúria em níveis nefróticos e destoantes com os demais. É importante considerar que a proteinúria de 24 horas permanece como o padrão ouro para o diagnóstico de doenças proteinúricas e é o parâmetro mais utilizado em doenças glomerulares. No entanto, a coleta de urina amostra isolada para determinar a relação P / C tem algumas vantagens em relação à facilidade de coleta, confiabilidade quanto ao seguimento das instruções, precisão e rápido diagnóstico.
Descargas
Derechos de autor 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para fins não comerciais
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.