História
A Revista Notandum (ISSN impresso 1516-5477 / ISSN on-line 2763-5899) foi criada pelo Centro de Estudos Medievais - Oriente & Ocidente (CEMOrOc), do EDF - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Feusp, sob a direção do professor Dr. Luiz Jean Lauand. Em sua trajetória, a Revista publicou textos relevantes e colocou em circulação pesquisas sobre diversos temas e teorias do campo das Ciências Humanas e Sociais, particularmente estudos que têm a educação como preocupação central.
Mais recentemente, A Revista passou a ser publicada no portal de periódicos da Editora da Universidade Estadual de Maringá, mantendo o compromisso de difundir o conhecimento científico produzido por pesquisadores e Grupos de Pesquisa do Brasil e de outros países e promover o debate necessário para o progresso da ciência. Os leitores podem acessar todos os números anteriores à 2019 da Notandum (n. 1 a 48) no site da Editora Mandruvá. Para isso, basta clicar AQUI**
Sobre o CEMOrOc
O CEMOrOc - Centro de Estudos Medievais - Oriente & Ocidente, do EDF - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Feusp, desenvolve um trabalho de cooperação editorial e acadêmica, que vem sendo realizado desde 1997 a partir do EDF. Em sua dimensão editorial, esse projeto traduziu-se na publicação de mais de duzentos volumes de revistas, no site da Editora Mandruvá, em co-edições da USP com parceiros internacionais.
Foco e escopo
A revista publica trabalhos originais de temáticas vinculadas a Educação alinhados a dois eixos centrais: Fundamentos da Educação e Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem. O eixo de Fundamentos da Educação visa a análise do fenômeno educativo em suas dimensões filosófica, histórica, política, sociológica, antropológica e psicológica. O eixo de Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem objetiva o estudo da prática educativa em suas mais variadas manifestações formais, informais e não-formais, abrangendo temáticas que problematizem aspectos didático-pedagógicos da educação.
A revista também publica artigos de temáticas vinculadas às Ciências Humanas e Sociais e às Letras e Linguística na seção de Artigos, bem como traduções de textos e documentos que possam servir de fonte para os estudos nessas áreas em uma seção de Traduções.
Missão
Promover a difusão do conhecimento científico sobre a educação; viabilizar o acesso público à pesquisa sobre educação; oportunizar um espaço plural de debates sobre a formação humana.
Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
Para acessar a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, documento que sintetiza nossas concepções acerca do assunto, clique AQUI.
Para autor
- Antes de submeter o artigo, verificar o foco, o escopo e as diretrizes do periódico.
- Assegurar que o manuscrito é original, que não tenha sido publicado em outro meio de divulgação e que contribui para o avanço do conhecimento no campo da educação.
- Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
- Obedecer às normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de vínculo da pesquisa retratada no artigo, quando o estudo envolve seres humanos ou animais, sendo imprescindível a indicação do número do protocolo da pesquisa no referido Comitê. As pesquisas brasileiras devem atender às resoluções CNS nº. 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos), CNS nº. 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais), bem como aos seguintes Documentos do CNPq: ‘Ética e integridade na prática científica’ (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11htm); ‘Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes); Documento Ética e Pesquisa em Educação – v. 1 (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-apend´-apresenta-documento-e-etica-em-educação-subsidios)
- Certificar-se que o texto não apresente expressões, excertos e informações que possam se configurar plágio.
- Quando se tratar de tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do texto.
- Os autores, até o limite de quatro, devem ter participado diretamente da concepção e do desenvolvimento do artigo.
- Após a submissão, se o autor observar qualquer imprecisão que necessite de adequação ou de correção, deverá comunicar o fato aos editores.
- Informar o número do registro ORCID e a filiação institucional dos autores.
- Observar a exigência de titulação de doutor de pelo menos um dos autores para a submissão de artigos.
Processo de avaliação pelos pares
Para evitar conflitos de interesses e assegurar a imparcialidade, no decorrer do processo de avaliação, as identidades dos pareceristas e dos autores são mantidas em sigilo.
Após a avaliação prévia pela equipe editorial, cujo objetivo é verificar se os artigos estão adequados ao foco e ao escopo da Revista e se atendem às normas informadas no site, os artigos são avaliados por dois pareceristas externos à Revista, ou seja, aplica-se o processo duplo-cego. Quando um artigo recebe pareceres contraditórios, isto é, um aceite e uma rejeição, ele é encaminhado a um terceiro parecerista, também externo à Revista e anônimo.
Os autores podem acompanhar o processo de avaliação das suas submissões no Sistema, utilizando para acesso o seu login e a sua senha. No ambiente destinado aos autores, é possível o acesso aos pareceres.
É disponibilizada uma lista de diretrizes a serem examinadas pelos pareceristas que incluem os seguintes aspectos: originalidade do artigo; pertinência da discussão, dos dados informados, da interpretação, da metodologia e das referências citadas; clareza e adequação do título, do resumo, das palavras-chave, da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.
O aceite do artigo pode ser total ou condicionado às reformulações ou às correções propostas pelos avaliadores e pelos editores. Modificações de estrutura e de conteúdo sugeridas no decorrer do processo de avaliação somente são realizadas mediante concordância dos autores.
Essas orientações são seguidas tanto nas avaliações de artigos submetidos em fluxo contínuo, como na avaliação de artigos submetidos a chamadas temáticas.
Solicitação de alterações e de reformulação
Ao término do processo de avaliação, os artigos podem receber pareceres com a recomendação de alterações e/ou adaptações para o aprimoramento do texto. Nesses casos, os artigos devem ser alterados e/ou reformulados pelos autores conforme as orientações da equipe editorial, no prazo definido por ela. Artigos não alterados e/ou reformulados ou entregues fora do prazo estabelecido podem ser recusados pela equipe editorial.
Artigos aprovados
Quando o artigo é aprovado, ele sai do status de “Em avaliação” e passa para o status “Em edição”, fase em que o texto é preparado para a sua publicação. Durante o processo de editoração, a equipe editorial poderá entrar em contato com os autores para solicitar-lhes informações.
A aprovação do texto não garante a sua publicação no próximo número da Revista. Uma vez aprovado, entrará na fila para ser publicado, respeitando critérios de data de submissão e de região dos autores.
Plágio e autoplágio
A Revista verifica a presença de plágio e de autoplágio nos manuscritos que recebe por meio do sistema do CrossCheck. A partir do Relatório obtido, os editores avaliam os dados e tomam suas decisões a respeito do manuscrito, que pode: i) ser devolvido aos autores, se constatado plágio e/ou autoplágio que superem 25% do texto; ii) ser devolvido aos autores com questionamentos em relação ao volume de plágio e de autoplágio, com o objetivo de orientá-los para uma possível revisão; iii) ser encaminhado ao processo de avaliação, conforme as diretrizes da Revista, se a avaliação constatar ausência de plágio e de autoplágio. Observa-se, ainda, que a Revista segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, de más práticas, de fraudes, de possíveis violações de ética.
Periodicidade
Até 2022, A Notandum teve periodicidade quadrimestral, publicando três números por ano. A partir de 2023, a Notandum passa a ser publicada em fluxo contínuo.
Declaração de privacidade
Os nomes e os endereços informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados para a publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de acesso aberto
A Notandum é publicada sob o modelo Acesso Aberto, permitindo leitura e download livres, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo, de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.(CC-BY 4.0).
Arquivamento
A Revista Acta Scientiarum. Education utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
A Notandum está indexidada nas seguintes bases de dados: Clasificación Integrada de Revistas Científicas; MLA Directory of Periodicals; Information Matrix for the Analysis of Journals; Latindex; Journal Finder; Zeitschriftendatenbank - Staatsbibliotek zu Berlin - Preussischer Kulturbesitz; ScholarsPortal; Datenbank GVK - Gemeinsamer Verbundkatalog; Academic Resources; Hebis Portal; Hobsy; Regesta Imperii; WZB Wissenschaftszentrum Berlin für Sozialforschung; WorldCat; Saarländische Universitäts- und Landesbibliothek; German Institute of Global and Area Studies; Wissenschaftskolleg zu Berlin; GetInfo; Elektronische Zeitschriftenbibliothek – UR; ORBIS-Plus; CoOL-Datenbank der UB; Catàleg Col-lectiu de les Universitats de Catalunya; ZHdK Medien- und Informationszentrum; ourGlocal.com; Gesamtkatalog Hannover
Números anteriores
ATENÇÃO! Informamos que os números 1 a 48 da Notandum foram publicados, originalmente, no site da Editora Mandruvá, onde a Revista ficou hospedada até o final de 2018. Desde 2019, a Revista é publicada neste portal de periódicos da Unidade Estadual de Maringá. Os números 1 a 48 foram integrados à este portal posteriormente. O site da Editora Mandruvá pode ser acessado clicando AQUI e os leitores podem acessar diretamente os números anteriores a 2019 clicando nos números correspondentes listados abaixo:
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29, 30, 31,32,33,34,35/36,37,38,39,40,41,42, 43, 44 e 45, 46, 47 e 48.
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Ficha Catalográfica