O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • O artigo foi feito diretamente no template disponibilizado pela Notandum nesta página de instruções e salvo em formato doc ou docx
  • O texto segue integralmente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos apresentados nesta página de Instruções aos Autores e Submissões
  • O arquivo está sem qualquer marca de autoria, inclusive no opção de "Propriedades" do Word, para garantir o processo de avaliação às cegas
  • Com vistas a atender o processo de internacionalização da revista, uma vez aprovado a proposta pelos pares, o/a/s autor/a/es poderá/ão ser convidado/a/s a providenciar uma versão em inglês do artigo
  • Para a publicação de traduções, os autores deverão enviar, além do arquivo com o texto, uma declaração de autorização assinada pelo autor e/ou editora que detém os direitos autorais do material traduzido - exceto para a tradução de documentos de domínio público editados há mais de 100 anos.

Diretrizes para Autores

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

A Notandum não cobra dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos, em primeiro lugar, visita ao website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa. Em segundo lugar, os autores devem observar os seguintes critérios antes da submissão:

* Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 2 anos até publicarem qualquer outro artigo no períodico.

* artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

* na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

* todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

* a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial, considerando os pareceres dos avaliadores conforme a política de avaliação por pares.

* para dar maior visibilidade internacional a alguns dos artigos aprovados em Língua Portuguesa, os editores poderão solicitar aos autores que seja providenciada a tradução para o inglês da versão final do texto.

* para a publicação de traduções, deverão ser observadas as seguintes regras: 1. o autor deve  apresentar uma autorização do autor e/ou da editora para publicar a tradução - exceto para documentos de domínio público editados há mais de 100 anos; 2. os textos, tanto a versão original, como a versão traduzida devem ser feito a partir do template disponibilizado pela revista (os detalhes para a edição do texto estão disponíveis nos templates); 3. a tradução não terá DOI e entrará na seção específica de Traduções; 4. no processo de submissão, os autores deverão inserir até 3 arquivos: (a) a versão orignal do texto traduzido feito no template específico para este fim; (b) a versão traduzida feita no template específico para este fim; (c) a autoriação do autor e/ou editora para publicação da tradução na Revista Notandum, quando necessário.

Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

Para acessar a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, documento que sintetiza nossas concepções acerca do assunto, clique AQUI.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

1. Os artigos devem ser feitos diretamente no template disponibilizado pela Notandum. O template pode ser baixado clicando AQUI.

2. As traduções devem ser feitos diretamente nos templates disponibilizados pela Notandum. O template para a apresentação do TEXTO ORIGINAL pode ser baixado clicando AQUI. O template para a apresentação do TEXTO TRADUZIDO pode ser baixado clicando AQUI. O template da Declaração de autorização pode ser baixado AQUI.

3. A Notandum recebe arquivos salvos em .doc. e .docx.

4. O arquivo deve ser formatado em A4, com margens superior, inferior, direita e esqueda em 2,5 cm.

5. O texto deve ser digitado em Times New Roman, em tamanho 12pt., espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. Essa configuração de texto muda apenas para as citações diretas com mais de 3 linhas (citações com até 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, seguindo a configuração comum, e marcadas com aspas duplas), que devem ser destacadas do texto, apresentadas em tamanho 11pt e espaçamento entre linhas simples.

6. Os autores devem apresentar um título, com no máximo vinte (20) palavras, em português, ingês e espanhol, que seja preciso e expresse, sucintamente, a tese central do artigo.

7. Os autores devem apresentar resumo e palavras-chave em três idiomas: português, inglês e espanhol. O resumo deve conter entre 150 e 200 palavras e ser acompanhado de 3 a 4 palavras-chave. As palavras-chave devem ser diferentes das palavras empregadas no título.

8. O artigo deve ter entre 35.000 e 55.000 caracteres com espaços (excluídos da contagem somente o título e o resumo e suas versões em inglês e espanhol). As notas devem ser inseridas no rodapé e utilizadas somente quando necessário. ATENÇÃO! Essa diretriz será aplicada a partir do dia 1° de fevereiro de 2021.

9. Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Esses elementos poderão ter o tamanho e o aspecto modificados para adequar-se à publicação. Se houver a necessidade de qualquer modificação, os autores serão sempre consultados.

10. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e, preferencialmente, em formato JPG.

11. Os arquivos a serem submetido não devem ultrapassar o tamanho de 2MB e não deve conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção de "Propriedades" do Word. 

12. Para traduções, o autor deve anexar, além dos arquivos com o texto original e com o texto traduzido (cf. os templates disponibilizados acima), a Declaração de Autorização de Tradução assinada pelo(a) autor(a) e/ou responsável pela editora que detém os direitos autorais do texto a ser traduzido. A Declaração é dispensada somente para documentos de domínio público editados há mais de 100 anos. O template da Declaração deve ser baixado clicando AQUI.

13. As referências em citações diretas, indiretas e paráfrases deverão seguir os exemplos a seguir, que se baseiam na ABNT.

- Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005);

- Citação no texto de obra com dois autores: Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008);

- Citação no texto de obra com três ou mais autores, mencionar o primeiro autor seguido de "et al.": Gheorghiu et al. (2008) ou (GHEORGHIU et al., 2008).

14. As referências em citações de obras clássicas produzidas até o século XVIII deverão seguir normas próprias consagradas pela tradição, conforme exemplos abaixo: 

- Exemplo 1: (autor como parte do texto) Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Ilíada, X, 173); 

- Exemplo 2: (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (HOMERO, Ilíada, X, 173); 

- Exemplo 3: (citação textual de versos - edição original) "Non iam coniugium [...]" (VERGILIO, Eneida, IV, 431-434). Todavia, as referencias no final devem seguir o padrão da ABNT vigente. 

MODELOS DE REFERÊNCIAS 
As Referências devem ser inseridas no final do artigo, organizadas em ordem alfabética de sobrenome dos autores e contemplar todos os materiais efetivamente citados no artigo. Diferentemente do restante do texto, as Referências devem ser alinhadas à esquerda, ter espaçamento entre linhas simples e deve haver um espaço de uma linha entre uma referência e outra. Além disso, deve-se seguir os exemplos de Referência abaixo, baseados na ABNT.

Livros

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontos Editora, 2015.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Livros eletrônicos (com número de páginas)

DAVID, C. M. et al. (Org.). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Livro eletrônico.

Livros eletrônicos (sem número de páginas)

DAVID, C. M. et al. (Org.). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Livro eletrônico, não paginado.

Capítulos de livros

CASTRO, H. História Social. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 41-54.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Publicações científicas. In: MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018. p. 71-98.

Trabalhos acadêmicos (TCCs, Teses e Dissertações)

TAVARES, D. B. Entre a Cruz e a Espada: Reflexões sobre a construção do conceito histórico de Guerra Santa no Ocidente Medieval. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Curso de História, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão/RS, 2018.

SANTIN, R. H. O amor como princípio educativo na Suma Teológica de Tomás de Aquino. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2012. 

VIANA, A. P. dos S. O projeto educacional de Hugo de Saint-Victor no século XII : sapiência e sacramento na formação e na restauração humana. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2019.

Artigos publicados em periódicos científicos

BORTOLOTTI, R. G. Hannah Arendt e a "Fides Acquisita" de Duns Scotus: o papel da opinião no espaço público. Notandum, Maringá, ano 24, n. 55, p. 37-52, jan./abr. 2021. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/53995/751375151370>. Acesso em: 26 jan. 2021.

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 377-399, maio/ago. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/05.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2020.

Trabalhos publicados em Anais de eventos 
CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Constituição Federal do Brasil

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao. htm>. Acesso em: 26 jan. 2021.

Lei Ordinária

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 26 jan. 2021.

Para referenciar outros materiais não contemplados nos modelos acima, consultar as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para referenciar materiais em trabalhos acadêmicos.

Artigos

Nesta seção, a revista publica artigos vinculados às Ciências Humanas e Sociais e às Letras e Linguística.

Fundamentos da Educação

O eixo de Fundamentos da Educação visa a análise do fenômeno educativo em suas dimensões filosófica, histórica, política, sociológica, antropológica e psicológica.

Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem

O eixo de Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem objetiva o estudo da prática educativa em suas mais variadas manifestações formais, informais e não-formais, abrangendo temáticas que problematizem aspectos didático-pedagógicos da educação.

Construções Históricas e Processos Educacionais...

Título: Construções Históricas e Processos Educacionais: Apropriações do Passado e as Narrativas de Poder

Organizadora: Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP - Assis)

Prazo para envio das submissões: ENCERRADO

Resumo:

Diante das várias discussões midiáticas e políticas atuais, tanto internacionais como nacionais, pretende-se promover reflexões sobre o retorno ao passado e propostas de alterações e construções das narrativas históricas que constituem a nossa memória histórica. Estes movimentos de alteração e construção da memória histórica têm gerado resistências no âmbito acadêmico e não acadêmico. Muitas destas narrativas também têm sido construídas para estabelecer as relações de poder entre segmentos diversos da sociedade. Vários contextos nacionais, tanto na América como na Europa, têm trazido à baila conflitos das narrativas sobre o passado que denotam embates políticos e culturais, inerente ao movimento histórico-político do Século XXI. Neste sentido, é de fundamental importância seguir a premissa de que estas narrativas partem de lugares sociais e de legitimações de grupos de poder e de resistências. Desta forma, pretende-se promover, com este dossiê, um debate a respeito da escrita histórica e dos processos educacionais para que sejam, cada vez mais, analisados por meio de perspectivas teóricas aplicadas às várias temporalidades históricas e dos processos educacionais.

Chamada Temática “Educação em Tempo Integral...”

Resumo

A presente chamada por artigos científicos tem por base o binômio educação e cultura, duas áreas que, apesar de imprescindíveis ao crescimento de qualquer país, são relegadas indevidamente a um segundo plano por nossos governantes. É clara a necessidade de enfrentarmos tal descalabro. Pouco ou quase nada nossa sociedade tem feito para reverter tal situação. Um dos poucos avanços nesta área se deu com a Educação em Tempo Integral,  mantendo os jovens dentro da escola, seja durante a  educação formal quando a escola oferece o currículo básico, obrigatório, por meio de professores devidamente capacitados na área em questão, ou após tal jornada na educação não formal, oferecida na contra-jornada, quando são oferecidos, aos alunos, cursos ministrados por educadores sociais, versando sobre assuntos ligados à cidadania, cultura, esportes entre outros. Temos por finalidade analisar as políticas públicas da Educação não formal aplicada aos jovens nas escolas em Tempo Integral.

Organizadores: Prof. Dr. Pedro Demo (UnB) e Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unis)

Prazo para envio das submissões: 28 de fevereiro de 2021

Traduções

A seção de Traduções publicará trabalhos de tradução de textos e documentos históricos que possam contribuir, principalmente, para os estudos no campo das Ciências Humanas e Sociais. Os tradutores precisam ter título de Doutor, apresentar os textos originais e a tradução, bem como a autorização da editora/autor para publicação da tradução. Além disso, as traduções não terão número de DOI.

Chamada Temática "Sobre el sentido y pervivencia de los estudios clásicos y..."

Chamada Temática

Coordenação: Prof. Williams Ibarra F. (CESCLAM)

Sobre el sentido y pervivencia de los estudios clásicos y medievales

Resumen

En el número de la Revista Notandum, dedicado al Centro de Estudios Clásicos y Medievales “Gonzalo Soto Posada” (CESCLAM-GSP), se publicarán artículos de investigación, revisión y reflexión que exploran filosófica, literaria e históricamente la cultura Clásica y Medieval, con el objetivo de vindicar el significado, sentido y la pervivencia de los estudios clásicos, contribuyendo así a la idea del desarrollo de las ideas como un diálogo: Leonardo da Vinci dialoga con Roger Bacon, Galileo con Platón, Brentano con Aristóteles, Borges con Dante, para poner unos ejemplos.

Los trabajos también apuntarán a mostrar el significado de estos estudios clásicos frente a la crisis de la condición humana.

Palabras claves: diálogo, estudios clásicos y medievales, pervivencia, sentido y significado.

 

Sobre o significado e a sobrevivência dos estudos clássicos e medievais

Resumo

Esta edição da Revista Notandum, dedicada ao Centro de Estudos Clássicos e Medievais "Gonzalo Soto Posada" (CESCLAM-GSP), publicará artigos de pesquisa, revisão e reflexão que exploram filosófica, literária e historicamente a cultura clássica e medieval, com o objetivo de reivindicar o significado, o sentido e a sobrevivência dos estudos clássicos, contribuindo assim para a ideia do desenvolvimento de ideias como um diálogo: Leonardo da Vinci em diálogo com Roger Bacon, Galileu com Platão, Brentano com Aristóteles, Borges com Dante, para citar alguns exemplos.

O trabalho também terá como objetivo mostrar a importância desses estudos clássicos diante da crise da condição humana.

Palavras-chave: diálogo, estudos clássicos e medievais, sobrevivência, sentido e significado.

 

On the meaning and survival of Classical and Medieval Studies

Abstract

In this issue of the Revista Notandum, dedicated to the Centro de Estudios Clásicos y Medievales "Gonzalo Soto Posada" (CESCLAM-GSP), research, review and reflection articles will be published that explore philosophically, literary and historically the Classical and Medieval culture, with the aim of vindicating the meaning, sense and survival of classical studies, thus contributing to the idea of the development of ideas as a dialogue: Leonardo da Vinci dialogues with Roger Bacon, Galileo with Plato, Brentano with Aristotle, Borges with Dante, to give a few examples.

The papers will also aim to show the meaning of these classical studies in the face of the crisis of the human condition.

Key words: dialogue, classical and medieval studies, survival, sense and meaning.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.