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Artigos
Nesta seção, a revista publica artigos vinculados às Ciências Humanas e Sociais e às Letras e Linguística.
Fundamentos da Educação
O eixo de Fundamentos da Educação visa a análise do fenômeno educativo em suas dimensões filosófica, histórica, política, sociológica, antropológica e psicológica.
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem
O eixo de Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem objetiva o estudo da prática educativa em suas mais variadas manifestações formais, informais e não-formais, abrangendo temáticas que problematizem aspectos didático-pedagógicos da educação.
Construções Históricas e Processos Educacionais...
Título: Construções Históricas e Processos Educacionais: Apropriações do Passado e as Narrativas de Poder
Organizadora: Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP - Assis)
Prazo para envio das submissões: ENCERRADO
Resumo:
Diante das várias discussões midiáticas e políticas atuais, tanto internacionais como nacionais, pretende-se promover reflexões sobre o retorno ao passado e propostas de alterações e construções das narrativas históricas que constituem a nossa memória histórica. Estes movimentos de alteração e construção da memória histórica têm gerado resistências no âmbito acadêmico e não acadêmico. Muitas destas narrativas também têm sido construídas para estabelecer as relações de poder entre segmentos diversos da sociedade. Vários contextos nacionais, tanto na América como na Europa, têm trazido à baila conflitos das narrativas sobre o passado que denotam embates políticos e culturais, inerente ao movimento histórico-político do Século XXI. Neste sentido, é de fundamental importância seguir a premissa de que estas narrativas partem de lugares sociais e de legitimações de grupos de poder e de resistências. Desta forma, pretende-se promover, com este dossiê, um debate a respeito da escrita histórica e dos processos educacionais para que sejam, cada vez mais, analisados por meio de perspectivas teóricas aplicadas às várias temporalidades históricas e dos processos educacionais.
Chamada Temática “Educação em Tempo Integral...”
Resumo
A presente chamada por artigos científicos tem por base o binômio educação e cultura, duas áreas que, apesar de imprescindíveis ao crescimento de qualquer país, são relegadas indevidamente a um segundo plano por nossos governantes. É clara a necessidade de enfrentarmos tal descalabro. Pouco ou quase nada nossa sociedade tem feito para reverter tal situação. Um dos poucos avanços nesta área se deu com a Educação em Tempo Integral, mantendo os jovens dentro da escola, seja durante a educação formal quando a escola oferece o currículo básico, obrigatório, por meio de professores devidamente capacitados na área em questão, ou após tal jornada na educação não formal, oferecida na contra-jornada, quando são oferecidos, aos alunos, cursos ministrados por educadores sociais, versando sobre assuntos ligados à cidadania, cultura, esportes entre outros. Temos por finalidade analisar as políticas públicas da Educação não formal aplicada aos jovens nas escolas em Tempo Integral.
Organizadores: Prof. Dr. Pedro Demo (UnB) e Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (Unis)
Prazo para envio das submissões: 28 de fevereiro de 2021
Traduções
A seção de Traduções publicará trabalhos de tradução de textos e documentos históricos que possam contribuir, principalmente, para os estudos no campo das Ciências Humanas e Sociais. Os tradutores precisam ter título de Doutor, apresentar os textos originais e a tradução, bem como a autorização da editora/autor para publicação da tradução. Além disso, as traduções não terão número de DOI.
Chamada Temática "Sobre el sentido y pervivencia de los estudios clásicos y..."
Chamada Temática
Coordenação: Prof. Williams Ibarra F. (CESCLAM)
Sobre el sentido y pervivencia de los estudios clásicos y medievales
Resumen
En el número de la Revista Notandum, dedicado al Centro de Estudios Clásicos y Medievales “Gonzalo Soto Posada” (CESCLAM-GSP), se publicarán artículos de investigación, revisión y reflexión que exploran filosófica, literaria e históricamente la cultura Clásica y Medieval, con el objetivo de vindicar el significado, sentido y la pervivencia de los estudios clásicos, contribuyendo así a la idea del desarrollo de las ideas como un diálogo: Leonardo da Vinci dialoga con Roger Bacon, Galileo con Platón, Brentano con Aristóteles, Borges con Dante, para poner unos ejemplos.
Los trabajos también apuntarán a mostrar el significado de estos estudios clásicos frente a la crisis de la condición humana.
Palabras claves: diálogo, estudios clásicos y medievales, pervivencia, sentido y significado.
Sobre o significado e a sobrevivência dos estudos clássicos e medievais
Resumo
Esta edição da Revista Notandum, dedicada ao Centro de Estudos Clássicos e Medievais "Gonzalo Soto Posada" (CESCLAM-GSP), publicará artigos de pesquisa, revisão e reflexão que exploram filosófica, literária e historicamente a cultura clássica e medieval, com o objetivo de reivindicar o significado, o sentido e a sobrevivência dos estudos clássicos, contribuindo assim para a ideia do desenvolvimento de ideias como um diálogo: Leonardo da Vinci em diálogo com Roger Bacon, Galileu com Platão, Brentano com Aristóteles, Borges com Dante, para citar alguns exemplos.
O trabalho também terá como objetivo mostrar a importância desses estudos clássicos diante da crise da condição humana.
Palavras-chave: diálogo, estudos clássicos e medievais, sobrevivência, sentido e significado.
On the meaning and survival of Classical and Medieval Studies
Abstract
In this issue of the Revista Notandum, dedicated to the Centro de Estudios Clásicos y Medievales "Gonzalo Soto Posada" (CESCLAM-GSP), research, review and reflection articles will be published that explore philosophically, literary and historically the Classical and Medieval culture, with the aim of vindicating the meaning, sense and survival of classical studies, thus contributing to the idea of the development of ideas as a dialogue: Leonardo da Vinci dialogues with Roger Bacon, Galileo with Plato, Brentano with Aristotle, Borges with Dante, to give a few examples.
The papers will also aim to show the meaning of these classical studies in the face of the crisis of the human condition.
Key words: dialogue, classical and medieval studies, survival, sense and meaning.
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