ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL ATUAL: CENÁRIO DE MUDANÇAS ACELERADAS
Resumo
O século XIX representou para a História um período do surgimento de grandes paradigmas, em que se concebeu a ruptura com a tradição europeia baseado no modelo teleológico e o desenvolvimento da fundamentação metódica documental. A investigação realizada por meio do método documental deu origem à História científica, a partir de uma análise que evidencia o discurso racional acerca da experiência humana. Trata-se, portanto, de um marco decisivo para a evolução historiográfica e para as pesquisas científicas relativas à História. Partindo desta constatação cabe-nos analisar as modificações ocorridas na História e na historiografia partindo deste marco e de suas influências para o ensino e a aprendizagem acerca da formação de professores e de sua atuação profissional. Cabe-nos ressaltar que a partir das décadas de 80 e 90 do século XX, houve uma preocupação centrada na discussão da reorganização curricular na Alemanha, na Inglaterra, na França e, posteriormente, no Brasil. Diversos autores como Jörn Rüsen, Klaus Bergmann, dentre outros têm se referido a vinculação da Didática da História à Educação, como um possível equívoco. Exploram a ideia de que ao procedermos desta forma, deixamos de lado, a História enquanto ciência. Ainda que se considere os saberes produzidos pela, para, e na própria escola deve-se reivindicar o próprio quinhão do historicismo ao ensinar a História.
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Referências
REFERÊNCIAS
Artigos
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão (Trad. Marcos Roberto Kusnick). Práxis Educativa (Ponta Grossa, PR), Vol. 1, N. 2, 2010, p. 10.
Documentos
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Livros
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______; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2011.
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