ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL ATUAL: CENÁRIO DE MUDANÇAS ACELERADAS

  • CLEUSA Teixeira Sousa Faculdade de História - Universidade Federal de Educação SEE-GO FCT- Pesquisadora da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0001-7252-9438
  • Gilberto Cézar de Noronha Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O século XIX representou para a História um período do surgimento de grandes paradigmas, em que se concebeu a ruptura com a tradição europeia baseado no modelo teleológico e o desenvolvimento da fundamentação metódica documental. A investigação realizada por meio do método documental deu origem à História científica, a partir de uma análise que evidencia o discurso racional acerca da experiência humana. Trata-se, portanto, de um marco decisivo para a evolução historiográfica e para as pesquisas científicas relativas à História.  Partindo desta constatação cabe-nos analisar as modificações ocorridas na História e na historiografia partindo deste marco e de suas influências para o ensino e a aprendizagem acerca da formação de professores e de sua atuação profissional. Cabe-nos ressaltar que a partir das décadas de 80 e 90 do século XX, houve uma preocupação centrada na discussão da reorganização curricular na Alemanha, na Inglaterra, na França e, posteriormente, no Brasil. Diversos autores como Jörn Rüsen, Klaus Bergmann, dentre outros têm se referido a vinculação da Didática da História à Educação, como um possível equívoco. Exploram a ideia de que ao procedermos desta forma, deixamos de lado, a História enquanto ciência. Ainda que se considere os saberes produzidos pela, para, e na própria escola deve-se reivindicar o próprio quinhão do historicismo ao ensinar a História.   

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Biografia do Autor

CLEUSA Teixeira Sousa, Faculdade de História - Universidade Federal de Educação SEE-GO FCT- Pesquisadora da Universidade de Coimbra
Cleusa Teixeira de Sousa é doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal de Goiás; Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás; Especialista em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional pela UFG/IFG e Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. É membro do Sapientia: Laboratório de estudos em Idade Média e Moderna na UFG; pesquisadora do Centro de História, Sociedade e Cultura - CHSC- FLUC. Atualmente é professora de História da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Ens. Fundamental e Médio). Ministrou as disciplinas: Didática; Prática e Ensino de História e História do Brasil Colônia – UEG-Un. Universitária da Cidade de Goiás. Encontra-se como pesquisadora visitante da Universidade de Coimbra, onde realiza estágio com bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche sob a orientação do Professor Doutor Saul Antônio Gomes. Seu foco de pesquisa nos últimos anos de suas produções se centra, especialmente nas temáticas relacionadas à: Ensino de História; História Medieval; Brasil Colônia; História Judaica e Literatura Judaica; História dos Cristãos Novos; Portugal Medieval; Relações de Poder; Empreitada Marítima e Transição do Período Medieval para o Moderno.
Gilberto Cézar de Noronha, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História. Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, INHIS-UFU.

Referências

REFERÊNCIAS

Artigos

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão (Trad. Marcos Roberto Kusnick). Práxis Educativa (Ponta Grossa, PR), Vol. 1, N. 2, 2010, p. 10.

Documentos

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do ensino fundamental História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – parte IV. Brasília: MEC, 1999.

Livros

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______; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2011.

Publicado
2019-10-18
Como Citar
Sousa, C. T., & Noronha, G. C. de. (2019). ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL ATUAL: CENÁRIO DE MUDANÇAS ACELERADAS. Notandum, (51), 55-71. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.48309
Seção
Artigos