EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Resumo

Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam das expectativas dos alunos do Ensino Médio a respeito do papel da universidade, nas bases da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IBICT (Banco de Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no período de 2014 a 2018. Dentre os dezessete trabalhos encontrados, apenas 07 (sete) relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. O estudo concluiu que para promovermos um ensino mais qualificado, ainda, é necessário estabelecermos uma relação mais próxima entre a universidade e escola do Ensino Médio. Por último, vale destacar que o contexto - social, econômico e cultural - interfere nas expectativas que os alunos têm tanto do papel da universidade quanto da escola de Ensino Médio.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Ensino Superior; Jovem; Desafios.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Zampar Junior, USCS-Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor Universitário e Executivo da área de TI, 48 anos. Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação e Mestrando em Educação. No momento atuo como professor do ensino superior na Faculdade Flamingo e como Gerente de Projetos na Praxio Tecnologia. Possuo experiência na área de Ciências da Computação, Administrativa, Financeira, Controladoria e Humanas, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação e Educação. Iniciei minha carreira profissional em 1985 atuando por 03 anos na área administrativa, financeira e de RH e em 1988 ingressei na área de informática, portanto, estou há 32 anos na área de tecnologia e em diversos ramos de atividade. Atuei em vários segmentos, tais como: Tecnologia, Serviços, Comercial (atacado e varejo), Industrial, Administrativa, Contábil, Financeira, Call Center, Setor Público, Bilhetagem Eletrônica e Transporte Público (Urbano). Atualmente, trabalho no setor Educacional (14 anos) e de Tecnologia (32 anos). Já exerci como: operador, programador, analista programador, analista de sistemas, analista de suporte e de negócio, instrutor, expositor em feiras de TI, implantador de sistemas, coordenador, supervisor, consultor, professor, gerente de projetos, gerente de informática e gerente corporativo de TI. 

Tatiana Cossia, USCS-Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Enfermeira Obstetra especialista em Terapias Integrativas (Ayurveda / Yoga). Atenção Humanizada Abortamento e Óbito fetal com práticas integrativas. Docente especialista na condução não farmacológica da dor do parto (Pós Graduação em Enfermagem Obstétrica Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein). Preceptora de Estágio Graduação em Enfermagem - Enfermagem Desportiva de Atleta Alto Rendimento (Universidade Anhembi-Morumbi). Instrutor de treinamento Equipe de Natação Competitiva SCS. Mestranda em Educação Profissional (Docência) pela Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS).
Maria de Fátima Ramos de Andrade, USCS-Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Referências

BACIANO, Gislaine de Medeiros. Escola e vida: influências da escola para as trajetórias sociais de jovens egressos do Ensino Médio. 2015. 283 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo: 2015. Disponível em: <http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1259>. Acesso em: 03 fev. 2018.

CASTRO, Nádia Studzinski Estima de. Investigação sobre as formas de preparação para o ingresso no Ensino Superior: uma educação na sombra ou uma sombra na educação? 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2013. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3776>. Acesso em: 03 fev. 2018.

CUNHA, Marinaldo de Almeida. Expectativas de estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Campina Grande: trajetória e perspectiva. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: 2015. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10502>. Acesso em: 03 fev. 2018.

JACÓ, Paulo César de Carvalho. Do Ensino Médio à educação superior: caminhos e Descaminhos de alunos egressos da Escola de Educação Básica São João Batista / Paulo César de Carvalho Jacó; Orientador, Ione Ribeiro Valle; Coorientador, Lucídio Bianchetti. – Florianópolis: 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128631>. Acesso em: 03 fev. 2018.

MALKI, Yara. A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: Análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP / Yara Malki; orientador Marcelo Afonso Ribeiro. São Paulo: 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-29092015-172047/>. Acesso em: 03 fev. 2018.

OLIVEIRA, Maria do Socorro Dias de. Integração universidade-escola: um estudo com egressos do Ensino Médio. Universidade de Brasília (UnB). Brasília: 2014. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9717/1/2014_MariaDoSocorroDiasDeOliveira.pdf>.Aces

so em: 03 fev. 2018.

PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o Ensino Médio e o Ensino Superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740

>. Acesso em: 03 fev. 2018.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das G. C. Docência no Ensino Superior – Volume I - São Paulo: Cortez. 2002.

Publicado
2019-10-18
Como Citar
Zampar Junior, R., Cossia, T., & Andrade, M. de F. R. de. (2019). EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS. Notandum, (51), 33-54. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.48916
Seção
Artigos