EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDOS
Resumo
Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam das expectativas dos alunos do Ensino Médio a respeito do papel da universidade, nas bases da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IBICT (Banco de Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no período de 2014 a 2018. Dentre os dezessete trabalhos encontrados, apenas 07 (sete) relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. O estudo concluiu que para promovermos um ensino mais qualificado, ainda, é necessário estabelecermos uma relação mais próxima entre a universidade e escola do Ensino Médio. Por último, vale destacar que o contexto - social, econômico e cultural - interfere nas expectativas que os alunos têm tanto do papel da universidade quanto da escola de Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Ensino Superior; Jovem; Desafios.
Downloads
Referências
BACIANO, Gislaine de Medeiros. Escola e vida: influências da escola para as trajetórias sociais de jovens egressos do Ensino Médio. 2015. 283 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo: 2015. Disponível em: <http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1259>. Acesso em: 03 fev. 2018.
CASTRO, Nádia Studzinski Estima de. Investigação sobre as formas de preparação para o ingresso no Ensino Superior: uma educação na sombra ou uma sombra na educação? 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2013. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3776>. Acesso em: 03 fev. 2018.
CUNHA, Marinaldo de Almeida. Expectativas de estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Campina Grande: trajetória e perspectiva. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: 2015. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10502>. Acesso em: 03 fev. 2018.
JACÓ, Paulo César de Carvalho. Do Ensino Médio à educação superior: caminhos e Descaminhos de alunos egressos da Escola de Educação Básica São João Batista / Paulo César de Carvalho Jacó; Orientador, Ione Ribeiro Valle; Coorientador, Lucídio Bianchetti. – Florianópolis: 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128631>. Acesso em: 03 fev. 2018.
MALKI, Yara. A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: Análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP / Yara Malki; orientador Marcelo Afonso Ribeiro. São Paulo: 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-29092015-172047/>. Acesso em: 03 fev. 2018.
OLIVEIRA, Maria do Socorro Dias de. Integração universidade-escola: um estudo com egressos do Ensino Médio. Universidade de Brasília (UnB). Brasília: 2014. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9717/1/2014_MariaDoSocorroDiasDeOliveira.pdf>.Aces
so em: 03 fev. 2018.
PESSOA, Karine Symonir de Brito. Fatores de sucesso/insucesso na trajetória entre o Ensino Médio e o Ensino Superior na UFRN. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19740
>. Acesso em: 03 fev. 2018.
PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das G. C. Docência no Ensino Superior – Volume I - São Paulo: Cortez. 2002.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.