EGRESSOS DA EAD EM CONCURSOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE CANDIDATOS AO CARGO DE EDUCADOR INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE/PR

Resumo

A EaD, formalizada no Brasil enquanto modalidade a partir da década de 1990, foi e é condicionante para a formação superior a uma parcela significativa da população, conforme relatórios e censos oficiais do último nível da educação brasileira têm apontado. Esses aspectos influenciam diretamente a habilitação de profissionais da área da educação, umas vez que a maior parte das matrículas nos cursos a distância são de licenciaturas. A partir de tais constatações iniciais, exploramos, neste trabalho, aspectos ligados ao processo de formalização da modalidade em solo brasileiro; as relações e as diferenças existentes entre as modalidades presencial e a distância no tocante ao acesso à educação superior; e, como objetivo-fim, o desempenho de egressos da EaD em concursos públicos. Para cumprir este último objetivo, realizamos uma análise das últimas seleções (de 2013 e 2018) para o cargo efetivo de educador infantil do município de Cianorte, região noroeste do estado do Paraná. Como resultados, identificamos que houve, de um concurso a outro, considerável aumento no número de egressos da EaD dentre os aprovados.

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Biografia do Autor

Cléber dos Santos Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Educação e jornalista.
Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação (UNESP/Araraquara). Mestre em Educação (UEM). Licenciada em História (UEM).

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Publicado
2019-10-18
Como Citar
Gonçalves, C. dos S., & Costa, M. L. F. (2019). EGRESSOS DA EAD EM CONCURSOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE CANDIDATOS AO CARGO DE EDUCADOR INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE/PR. Notandum, (51), 71-87. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.48917
Seção
Artigos