EGRESSOS DA EAD EM CONCURSOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE CANDIDATOS AO CARGO DE EDUCADOR INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE/PR
Resumo
A EaD, formalizada no Brasil enquanto modalidade a partir da década de 1990, foi e é condicionante para a formação superior a uma parcela significativa da população, conforme relatórios e censos oficiais do último nível da educação brasileira têm apontado. Esses aspectos influenciam diretamente a habilitação de profissionais da área da educação, umas vez que a maior parte das matrículas nos cursos a distância são de licenciaturas. A partir de tais constatações iniciais, exploramos, neste trabalho, aspectos ligados ao processo de formalização da modalidade em solo brasileiro; as relações e as diferenças existentes entre as modalidades presencial e a distância no tocante ao acesso à educação superior; e, como objetivo-fim, o desempenho de egressos da EaD em concursos públicos. Para cumprir este último objetivo, realizamos uma análise das últimas seleções (de 2013 e 2018) para o cargo efetivo de educador infantil do município de Cianorte, região noroeste do estado do Paraná. Como resultados, identificamos que houve, de um concurso a outro, considerável aumento no número de egressos da EaD dentre os aprovados.
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