O LABIRINTO DO MUNDO DE COMENIUS OU UMA ALEGORIA DO ECLESIASTES NO SÉCULO XVII

  • Thiago Borges de Aguiar Universidade Metodista de Piracicaba http://orcid.org/0000-0002-7294-1200
  • Maria Aparecida Corrêa Custódio Universidade Federal do Maranhão
  • Rafael Aparecido Corrêa Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

Jan Amos Comenius (1592-1670), educador membro da União dos Morávios, conhecido por sua obra didática, escreveu, no início dos anos 1620, o livro O Labirinto do Mundo e o Paraíso do Coração. Esse livro descreve o percurso de um Peregrino pelas diferentes ocupações do mundo para observá-las e constatar que estão todas corrompidas pela vaidade. Em desespero, o Peregrino volta-se para o Cristo e encontra os verdadeiros cristãos e suas alegrias. Essa alegoria pode ser lida, conforme este artigo propõe, como uma narrativa moderna do livro bíblico Eclesiastes, considerando: (1) que o Eclesiastes era um dos poucos livros do Antigo Testamento aceitos pela União dos Irmãos; (2) que o tema da vaidade não só está presente como é tema central em ambos; (3) que ambos os textos podem ser lidos como o trabalho de um pregador ou de um mestre; e (4) que Comenius insere Salomão (provavelmente ainda tido por Comenius como autor do Eclesiastes) na sua narrativa para denunciar a vaidade. Ao apontar para estas características, busca-se entender o lugar do livro de Comenius como uma obra de consolação e de início de seu trabalho didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Borges de Aguiar, Universidade Metodista de Piracicaba
Licenciado em Pedagogia e em Matemática. Doutor em Educação (História da Educação) pela USP, onde realizou seu estágio de pós-doutorado. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba
Maria Aparecida Corrêa Custódio, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Pedagogia (USP), com mestrado em Ciências da Religião (UNIMEP) e doutorado em Educação (USP). É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Rafael Aparecido Corrêa, Universidade Metodista de Piracicaba

Licenciado em Filosofia (UNIMEP) e especialista em Literatura e Outras Linguagens Artísticas (UNIMEP). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica.

Publicado
2019-10-18
Como Citar
Aguiar, T. B. de, Custódio, M. A. C., & Corrêa, R. A. (2019). O LABIRINTO DO MUNDO DE COMENIUS OU UMA ALEGORIA DO ECLESIASTES NO SÉCULO XVII. Notandum, (51), 13-31. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.49992
Seção
Artigos