LEITURA E RENDIMENTO ACADÊMICO NA TRANSIÇÃO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO

Resumo

Este trabalho visa investigar os hábitos e as competências leitoras de universitários, verificando as correlações entre essas variáveis e seu impacto sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa foi realizada com 60 estudantes, que preencheram questionário com perguntas sobre seus hábitos de leitura e um teste de compreensão leitora, estruturado segundo a técnica de cloze; ao final do semestre, foram coletadas as médias dos alunos nas disciplinas cursadas. Confirmando as hipóteses de pesquisa, as três variáveis estudadas apresentaram significativa correlação. Dentre as conclusões, destaca-se a importância da leitura por lazer, que surgiu como fator mais fortemente associado à pontuação obtida no teste de compreensão de leitura e à média de notas do semestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Láis Freitas Jannucci, Centro Universitário FEI

Aluna do curso de Administração do Centro Universitário FEI e bolsista de Iniciação Científica. Colaborou na coleta e estruturação do banco de dados, na análise do conteúdo das respostas e na redação do trabalho.

Fábio Gerab, Centro Universitário FEI

Doutor em Física pela USP e Professor Titular do Departamento de Matemática do Centro Universitário FEI. Colaborou no processo de análise e interpretação dos resultados e na redação do trabalho. Temas de investigação: desempenho acadêmico, estatística aplicada, relatórios de sustentabilidade.

Publicado
2019-10-23
Como Citar
Cesar Gouveia Fernandes, R., Freitas Jannucci, L., & Gerab, F. (2019). LEITURA E RENDIMENTO ACADÊMICO NA TRANSIÇÃO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO. Notandum, (51), 127-148. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.50128
Seção
Artigos