LEITURA E RENDIMENTO ACADÊMICO NA TRANSIÇÃO PARA A UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CAMPO
Resumo
Este trabalho visa investigar os hábitos e as competências leitoras de universitários, verificando as correlações entre essas variáveis e seu impacto sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa foi realizada com 60 estudantes, que preencheram questionário com perguntas sobre seus hábitos de leitura e um teste de compreensão leitora, estruturado segundo a técnica de cloze; ao final do semestre, foram coletadas as médias dos alunos nas disciplinas cursadas. Confirmando as hipóteses de pesquisa, as três variáveis estudadas apresentaram significativa correlação. Dentre as conclusões, destaca-se a importância da leitura por lazer, que surgiu como fator mais fortemente associado à pontuação obtida no teste de compreensão de leitura e à média de notas do semestre.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.