A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017)
O QUE PENSAM ALUNOS E PROFESSORES?
Resumo
No Brasil o ensino médio tem um histórico de dualidade, transitando entre a preparação para o mercado de trabalho, para as classes menos favorecidas e o ingresso na Universidade, para os mais ricos.
No ano de 2016, o Governo Federal impôs alterações curriculares significativas, que se tornam a Lei nº 13.415, em 2017. Tal estudo se propõe a realizar uma análise das concepções de professores e alunos acerca de suas opiniões sobre tal reforma.
Para isso foram utilizados questionários com questões objetivas e dissertativas. Participaram da pesquisa alunos e professores de três escolas, uma pública e uma privada de ensino regular e uma pública com ensino médio integrado ao técnico.
Foi possível observar que há uma severa discordância sobre as reais necessidades de mudança, pois o Governo Federal foca suas propostas em alterações curriculares, já os participantes da pesquisa defendem melhorias em infraestrutura, condições de trabalho docente e na formação crítica, com a integralidade de todas as áreas do conhecimento.
A reforma sinaliza para um distanciamento entre as necessidades da comunidade e do capitalismo, que rege nossa economia. Preocupa-se em preparar os alunos da escola pública para o mercado de trabalho, diminuindo as possibilidades de mobilidade social.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.