A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017)

O QUE PENSAM ALUNOS E PROFESSORES?

Resumo

No Brasil o ensino médio tem um histórico de dualidade, transitando entre a preparação para o mercado de trabalho, para as classes menos favorecidas e o ingresso na Universidade, para os mais ricos.

No ano de 2016, o Governo Federal impôs alterações curriculares significativas, que se tornam a Lei nº 13.415, em 2017. Tal estudo se propõe a realizar uma análise das concepções de professores e alunos acerca de suas opiniões sobre tal reforma.

Para isso foram utilizados questionários com questões objetivas e dissertativas. Participaram da pesquisa alunos e professores de três escolas, uma pública e uma privada de ensino regular e uma pública com ensino médio integrado ao técnico.

Foi possível observar que há uma severa discordância sobre as reais necessidades de mudança, pois o Governo Federal foca suas propostas em alterações curriculares, já os participantes da pesquisa defendem melhorias em infraestrutura, condições de trabalho docente e na formação crítica, com a integralidade de todas as áreas do conhecimento.

A reforma sinaliza para um distanciamento entre as necessidades da comunidade e do capitalismo, que rege nossa economia. Preocupa-se em preparar os alunos da escola pública para o mercado de trabalho, diminuindo as possibilidades de mobilidade social.

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Biografia do Autor

Nayara Lança de Andrade, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana (2013), Especialização em Ensino de Química pela Universidade Claretiano (2016). Mestre em Ensino e Processos Formativos, programa interunidades da Unesp, campus de Rio Preto, Jaboticabal e Ilha Solteira, na linha de Infância e Adolescência, durante o qual estudou o novo currículo proposto para o ensino médio. Atualmente é professora de Química Colégio Associação Literária Colégio Santo André e ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral. Exerceu atividades de elaboração de projetos de recuperação e adequação ambiental, como bolsista. Foi coordenadora do Cursinho Ativo (Unesp - Jaboticabal) de 2011 a 2012. Tem experiência no ensino de Química, Biologia e Ciências, com ensino Fundamental, Médio, Pré-Vestibular, Técnico e Ensino de Jovens e Adultos. 

Tatiana Noronha de Souza, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Pedagoga (Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo, e Doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Atualmente professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal-SP), orientadora de mestrado no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca, e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos, UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase gestão de unidades escolares, formação inicial e continuada de professores para a educação infantil e demais licenciaturas. 

Publicado
2019-12-28
Como Citar
Lança de Andrade, N., & Noronha de Souza, T. (2019). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13.415/2017). Notandum, (52), 41-59. https://doi.org/10.4025/notandum.vi52.50920
Seção
Artigos