O ESTUDO DOS CLÁSSICOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO

ANTIGAS QUESTÕES, NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Vânia Maria Alves Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Carmem Waldow Instituto Federal do Parana - IFPR

Resumo

O trabalho aborda a importância dos clássicos na educação e formação de professores. Objetiva apresentar o que são os clássicos, como aparecem/“desaparecem” na educação e como o seu estudo contribui para a formação. Resultado de projeto de pesquisa/extensão desenvolvido com acadêmicos do curso de Pedagogia, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de autores e obras clássicas, destacando sua apropriação/desapropriação na formação. Desenvolveu-se em etapas de busca de obras clássicas constantes nos Planos de Ensino das disciplinas em andamento; realização de quadro sinóptico e leitura das obras; seminário para socialização, divulgação dos resultados em eventos científicos da área. O estudo de autores que tratam da temática, tais como Calvino (1993); Benites e Pereira (2004), Alves (2005); Saviani (2008) permitiu a definição do que são clássicos e sua importância para a Educação. Sobremaneira foi importante perceber que a formação acadêmico-escolar passou por diversas experiências, desde a valorização dos textos clássicos até a sua substituição por manuais didáticos que nem sempre preservaram o conhecimento universal, propiciando a fragmentação e simplificação do ensino. Concluímos que, apesar das dificuldades iniciais para compreender e integrar-se à proposta, os resultados foram expressivos; as leituras e debates feitos têm contribuído substantivamente para a formação acadêmica dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Alves, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional - pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999); Mestre em Educação - Área de Concentração: Educação e Ensino de Professores - pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2002) e Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Trabalho e Educação - pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008). Atuou como professora, coordenadora e membro do Colegiado do curso de Pedagogia; professora nos cursos de Licenciatura Letras-Inglês, Química, Matemática, Física, Filosofia e Especialização em Biologia, Educação e Saúde; vice-reitora e pró-reitora de ensino de graduação, no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná-UNICS. Em março de 2010 assumiu o cargo efetivo de Professora, Classe Adjunto I, para o campo de conhecimento Fundamentos da Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Realeza/PR. A partir de junho de 2010, assumiu o concurso de Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Palmas. Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia de junho/2010 a fevereiro/2017. Trabalha como docente no curso de Pedagogia e nas demais Licenciaturas. Tem experiência na Educação Básica e Educação Superior, coordenação pedagógica na Educação Básica e Superior, na formação de professores, na coordenação do processo de elaboração do projeto político-pedagógico da Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, pós-graduação, políticas de pós-graduação, formação docente, gestão da Educação Básica e Superior, projeto político-pedagógico, organização curricular e práticas pedagógicas. No período entre setembro de 2017 a julho de 2018 esteve cedida ao Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Avançado Abelardo Luz, no exercício da função de Coordenadora Geral Pedagógica.
Publicado
2019-12-28
Como Citar
Alves, V. M., & Waldow, C. (2019). O ESTUDO DOS CLÁSSICOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO. Notandum, (52), 61-74. https://doi.org/10.4025/notandum.vi52.51152
Seção
Artigos