O ESTUDO DOS CLÁSSICOS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
ANTIGAS QUESTÕES, NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O trabalho aborda a importância dos clássicos na educação e formação de professores. Objetiva apresentar o que são os clássicos, como aparecem/“desaparecem” na educação e como o seu estudo contribui para a formação. Resultado de projeto de pesquisa/extensão desenvolvido com acadêmicos do curso de Pedagogia, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de autores e obras clássicas, destacando sua apropriação/desapropriação na formação. Desenvolveu-se em etapas de busca de obras clássicas constantes nos Planos de Ensino das disciplinas em andamento; realização de quadro sinóptico e leitura das obras; seminário para socialização, divulgação dos resultados em eventos científicos da área. O estudo de autores que tratam da temática, tais como Calvino (1993); Benites e Pereira (2004), Alves (2005); Saviani (2008) permitiu a definição do que são clássicos e sua importância para a Educação. Sobremaneira foi importante perceber que a formação acadêmico-escolar passou por diversas experiências, desde a valorização dos textos clássicos até a sua substituição por manuais didáticos que nem sempre preservaram o conhecimento universal, propiciando a fragmentação e simplificação do ensino. Concluímos que, apesar das dificuldades iniciais para compreender e integrar-se à proposta, os resultados foram expressivos; as leituras e debates feitos têm contribuído substantivamente para a formação acadêmica dos envolvidos.
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