CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO E DO PENSAMENTO DE CHANTAL MOUFFE PARA A GESTÃO ESCOLAR

  • Graziela Zambão Abdian Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP)
  • Verônica Borguetti Doro

Resumo

O presente artigo está vinculado a uma pesquisa mais ampla que analisa se e como a área da Gestão da educação/escolar pode ser pensada por outra perspectiva, tendo como subsídios autores pós-críticos. O objetivo deste texto, especificamente, é trazer elementos centrais da Teoria do Discurso e possíveis contribuições de Chantal Mouffe para as discussões teóricas da área. O material analisado foi o conjunto de conclusões de pesquisas que analisam as produções de conhecimento da área da Política e Gestão da educação, por meio de análises de conjuntos de teses, dissertações e artigos. Os resultados da análise indicam que a Teoria do Discurso e o pensamento político da autora podem contribuir de forma significativa para as pesquisas, principalmente porque evidenciam aspectos da emoção presentes nas relações políticas da educação.

Palavras chave: Gestão da educação/escolar. Teoria do Discurso. Chantal Mouffe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Zambão Abdian, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000; 2004) e pós-doutorado, pelo Programa PDJ do CNPq, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora assistente doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da educação, política educacional, administração escolar, formação e função do administrador escolar.

Publicado
2019-12-28
Como Citar
Abdian, G. Z., & Doro, V. B. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO E DO PENSAMENTO DE CHANTAL MOUFFE PARA A GESTÃO ESCOLAR. Notandum, (52), 75-95. https://doi.org/10.4025/notandum.vi52.51462
Seção
Artigos