CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO E DO PENSAMENTO DE CHANTAL MOUFFE PARA A GESTÃO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo está vinculado a uma pesquisa mais ampla que analisa se e como a área da Gestão da educação/escolar pode ser pensada por outra perspectiva, tendo como subsídios autores pós-críticos. O objetivo deste texto, especificamente, é trazer elementos centrais da Teoria do Discurso e possíveis contribuições de Chantal Mouffe para as discussões teóricas da área. O material analisado foi o conjunto de conclusões de pesquisas que analisam as produções de conhecimento da área da Política e Gestão da educação, por meio de análises de conjuntos de teses, dissertações e artigos. Os resultados da análise indicam que a Teoria do Discurso e o pensamento político da autora podem contribuir de forma significativa para as pesquisas, principalmente porque evidenciam aspectos da emoção presentes nas relações políticas da educação.
Palavras chave: Gestão da educação/escolar. Teoria do Discurso. Chantal Mouffe.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.