UM TRIPÉ PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL

OS SUJEITOS, OS ESPAÇOS E OS CURRÍCULOS POSSÍVEIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES

Resumo

O presente artigo, parte da fundamentação teórica de uma ampla pesquisa desenvolvida no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ, tem como objetivo principal identificar como se constroem, ao longo das práticas dos Educadores Sociais que participam dos espaços de formação docente continuada, três elementos fundamentais para o trabalho educacional exercido pelos mesmos em suas realidades periféricas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A tríade sujeitos-espaços-currículos se apresenta como um local privilegiado dos discursos desses Educadores Sociais ao longo dessa investigação. Dessa forma, a fundamentação teórica exposta nessa artigo auxilia aos pesquisadores que se encontram, até o presente momento, nesse campo de pesquisa, a se aprofundar na discussão dessas temáticas e continuar a sua investigação consolidando suas pesquisas de abordagem psicossocial na Teoria das Representa Sociais de pobreza, assim como também pensar como esses três elementos trazidos a discussão interferem na formação docente ampliada que esses educadores são submetidos ao longo de suas práticas com as camadas empobrecidas no leste fluminense do Rio de Janeiro, assim como em outros espaços periféricos das capitais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM- 2005) e História e Cultura Afro-Brasileira (FIJ-2013). Aperfeiçoamento em Legislação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM - 2005). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998) e Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolivia (UCSP-2003). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância com cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social.

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Gestor, Pesquisador e Tutor em EaD do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ); Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS/UCB); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ). E-mail: pedagogomarcio@gmail.com.

Publicado
2020-04-27
Como Citar
Ferreira, A. V., & Sirino, M. B. (2020). UM TRIPÉ PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL. Notandum, (53), 105-127. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.51692
Seção
Artigos