UM TRIPÉ PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL
OS SUJEITOS, OS ESPAÇOS E OS CURRÍCULOS POSSÍVEIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES
Resumo
O presente artigo, parte da fundamentação teórica de uma ampla pesquisa desenvolvida no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ, tem como objetivo principal identificar como se constroem, ao longo das práticas dos Educadores Sociais que participam dos espaços de formação docente continuada, três elementos fundamentais para o trabalho educacional exercido pelos mesmos em suas realidades periféricas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A tríade sujeitos-espaços-currículos se apresenta como um local privilegiado dos discursos desses Educadores Sociais ao longo dessa investigação. Dessa forma, a fundamentação teórica exposta nessa artigo auxilia aos pesquisadores que se encontram, até o presente momento, nesse campo de pesquisa, a se aprofundar na discussão dessas temáticas e continuar a sua investigação consolidando suas pesquisas de abordagem psicossocial na Teoria das Representa Sociais de pobreza, assim como também pensar como esses três elementos trazidos a discussão interferem na formação docente ampliada que esses educadores são submetidos ao longo de suas práticas com as camadas empobrecidas no leste fluminense do Rio de Janeiro, assim como em outros espaços periféricos das capitais brasileiras.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.