SEM MITO NEM CAVERNA

CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE "ESCOLA SEM SUJEITO”

  • Amanda Marilia Seabra Pereira Leite FURB
  • Dominique Vieira Coelho dos Santos Universidade de Blumenau (FURB)

Resumo

Criado em 2004, o projeto chamado de “Escola sem Partido” ganhou notoriedade nos últimos anos, sobretudo a partir de 2014, quando recebeu apoio da família Bolsonaro. Apesar da nomenclatura, trata-se de uma proposta conservadora, de direita, e que esconde interesses políticos e partidários. Além disso, ela tem sido interpretada como algo que fere a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente e, por isso, recebido inúmeras críticas, tanto no âmbito legal quanto no educacional. Além destas tensões, acreditamos que o projeto é um cavalo de Tróia que carrega consigo outros perigos, pois, se implementado, a “Escola sem Partido” poderia representar também uma “Escola sem Sujeito”. Essa é a problemática discutida no artigo. Mobilizando o léxico psicanalítico, sobretudo o conceito de “alienação”, visto sob a ótica das contribuições da psicanálise freud-lacaniana, fazemos uma leitura desse debate, alertando para os riscos de uma fragmentação dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Vieira Coelho dos Santos, Universidade de Blumenau (FURB)

Professor da FURB - Universidade de Blumenau, na qual leciona História Antiga e Medieval e coordena o LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais. Possui Graduação (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em História pela Universidade Federal de Goiás. Fez estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Oxford (2017). É membro do LEIR - Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, principalmente: Ordem Social e Fronteiras nos anos finais do Império Romano; Celtas-Celticidade-Celtologia; Educação, Cultura e Sociedade na Antiguidade Tardia; A relação entre História Antiga, Teoria da História e História da Historiografia; Ensino e Pesquisa de História Antiga no Brasil.

Publicado
2020-04-27
Como Citar
Seabra Pereira Leite, A. M., & Santos, D. V. C. dos. (2020). SEM MITO NEM CAVERNA. Notandum, (53), 95-104. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.51697
Seção
Artigos