O BUFÃO COMO PERSONIFICAÇÃO DA CONTRADIÇÃO NA BAIXA IDADE MÉDIA

UM ESTUDO THE FESTIVAL OF FOOLS DO ARTISTA PIETER BRUEGEL

  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade Estadual do Parana- Unespar
  • Bianca Camargo Avanço

Resumo

O texto em tela é decorrente de inquietações acerca das contradições humanas que, por ora, são delimitadas temporalmente na Baixa Idade Média Ocidental. Entre as principais contradições/embates medievais destaca-se a que se estabelece entre espírito/intelecto e matéria/corpo. O personagem em estudo, o bufão, faz parte da cultura popular cômica medieval que está entre a loucura e a sabedoria, tornando-se expressão de uma das contradições do período. O desenvolvido do estudo ocorre em dois momentos: pesquisa teórica com fundamentação em autores como Jacques Le Goff, Peter Burke e Mikhail Bakhtin; e análise iconográfica da obra The Festival of Fools do artista Pieter Bruegel (1524-1569). O estudo nos possibilitou entender que a designação de grotesco ao bufão é decorrente de seu comportamento de rebaixamento, entendido pela exagerada aproximação dos aspectos materiais e carnais que lhe propicia o crédito de louco. Todavia, a loucura que se opõe a racionalidade, também é parte da natureza humana e quando bem direcionada torna-se possível a sabedoria. Assim, a condição de louco ou sábio é resultante do equilíbrio das duas partes que só é possível quando o homem possui autoconsciência e assume a direção de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Parana- Unespar

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus de Paranavaí). Tem experiência na área de Educação Física (Fundamentos da Educação Física; Dança). Desenvolve pesquisas em História da Educação com ênfase em iconografia medieval.

Bianca Camargo Avanço

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Publicado
2020-04-23
Como Citar
Lóde Nunes, M. A., & Avanço, B. C. (2020). O BUFÃO COMO PERSONIFICAÇÃO DA CONTRADIÇÃO NA BAIXA IDADE MÉDIA. Notandum, (53), 1-18. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.51779
Seção
Artigos