PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DO MUNICÍPIO

INTERFACES ENTRE PODER LOCAL E GESTÃO (PARÁ, BRASIL)

  • Ariel Feldman Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo objetiva realizar reflexões que possam subsidiar pesquisas que investiguem as interfaces entre disputa pelo poder político local e gestão municipal da educação. Sugere-se a realização de estudos que tenham como recorte espacial municípios interioranos do Brasil, contextualizados no período histórico da vigência da política de fundos (1996-2020).   Pondera-se sobre a utilização do conceito de clientelismo numa abordagem interdisciplinar de pesquisa entre diversas áreas das ciências sociais, a antropologia, a sociologia e a pesquisa educacional. Argumenta-se que as elites locais têm um papel ativo na gestão municipal da educação, notadamente em três aspectos, a contratação de professores temporários, a lotação e distribuição de carga horária de docentes concursados e a indicação política de diretores escolares. Municípios do estado do Pará foram utilizados como base empírica para as reflexões teóricas realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Feldman, Universidade Federal do Pará

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre (2006) e graduado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Atua como professor no curso de licenciatura em História e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Tem experiência na área de Pesquisa em Política Educacional, Ensino de História e Pesquisa Histórica. Pesquisou durante mais de uma década a história política brasileira do século XIX. Atualmente investiga as interfaces entre disputa pelo poder político local e gestão municipal da educação.

Publicado
2020-04-24
Como Citar
Feldman, A. (2020). PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DO MUNICÍPIO. Notandum, (53), 37-57. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.51813
Seção
Artigos