PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DO MUNICÍPIO
INTERFACES ENTRE PODER LOCAL E GESTÃO (PARÁ, BRASIL)
Resumo
O artigo objetiva realizar reflexões que possam subsidiar pesquisas que investiguem as interfaces entre disputa pelo poder político local e gestão municipal da educação. Sugere-se a realização de estudos que tenham como recorte espacial municípios interioranos do Brasil, contextualizados no período histórico da vigência da política de fundos (1996-2020). Pondera-se sobre a utilização do conceito de clientelismo numa abordagem interdisciplinar de pesquisa entre diversas áreas das ciências sociais, a antropologia, a sociologia e a pesquisa educacional. Argumenta-se que as elites locais têm um papel ativo na gestão municipal da educação, notadamente em três aspectos, a contratação de professores temporários, a lotação e distribuição de carga horária de docentes concursados e a indicação política de diretores escolares. Municípios do estado do Pará foram utilizados como base empírica para as reflexões teóricas realizadas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.