DESENVOLVIMENTO DE IDOSOS

FORMAÇÃO DE POSSIVEIS E DO NECESSÁRIO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUTIVISTA

  • Mariana Costa do Nascimento Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE/UEM)
  • Geiva Carolina Calsa Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento cognitivo de um grupo de idosos/as, em particular, os procedimentos de formação de possíveis e do necessário, por meio de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional. Participaram da pesquisa sete idosos/as da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa foi realizada na modalidade pesquisa participante e organizada com base na teoria piagetiana. Do processo de intervenção pedagógica constaram jogos de regras e atividades-desafio realizadas em grupos intergeracionais. Antes e depois das sessões de intervenção pedagógica aplicaram-se provas operatórias e dilemas de Kohlberg. Os dados produzidos pelos/as participantes evidenciaram desenvolvimento dos esquemas procedimentais de criação de possíveis e do necessário tanto nos dilemas de Kohlberg como nas atividades-desafio analisadas. Conclui-se que o desenvolvimento dos/as idosos/as nessas atividades é decorrente da atualização de seu sistema cognitivo aos níveis encontrados nas provas operatórias que desde o início da pesquisa mostraram-se compatíveis com os mais complexos quanto aos procedimentos de formação de possíveis e do necessário. Essa atualização cognitiva pode ser creditada às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os/as participantes da pesquisa que se mostrou fecunda para a educação formal dessa faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Costa do Nascimento, Professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE/UEM)

Doutora e mestra em Educação (PPE/UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa Science Studies (UEM). Desenvolve pesquisas na área de ensino-aprendizagem, teoria piagetiana, jogos de regras e velhice. É docente colaboradora da área de Metodologia e Técnica de Pesquisa na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministrando aulas para os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia.

Geiva Carolina Calsa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), especialização em Psicopedagogia pela Centro de Estudos em Psicopedagogia- CEP/Curitiba; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é docente adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Atendimento Clínico Psicopedagógico e desenvolve pesquisas em temas que envolvem cultura, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo.

Publicado
2020-04-23
Como Citar
Nascimento, M. C. do, & Calsa, G. C. (2020). DESENVOLVIMENTO DE IDOSOS. Notandum, (53), 19-36. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.51821
Seção
Artigos