DESENVOLVIMENTO DE IDOSOS
FORMAÇÃO DE POSSIVEIS E DO NECESSÁRIO EM UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUTIVISTA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento cognitivo de um grupo de idosos/as, em particular, os procedimentos de formação de possíveis e do necessário, por meio de uma intervenção pedagógica construtivista e intergeracional. Participaram da pesquisa sete idosos/as da Universidade Aberta à Terceira Idade/UEM e quatro alunas do curso de Pedagogia da mesma instituição. A pesquisa foi realizada na modalidade pesquisa participante e organizada com base na teoria piagetiana. Do processo de intervenção pedagógica constaram jogos de regras e atividades-desafio realizadas em grupos intergeracionais. Antes e depois das sessões de intervenção pedagógica aplicaram-se provas operatórias e dilemas de Kohlberg. Os dados produzidos pelos/as participantes evidenciaram desenvolvimento dos esquemas procedimentais de criação de possíveis e do necessário tanto nos dilemas de Kohlberg como nas atividades-desafio analisadas. Conclui-se que o desenvolvimento dos/as idosos/as nessas atividades é decorrente da atualização de seu sistema cognitivo aos níveis encontrados nas provas operatórias que desde o início da pesquisa mostraram-se compatíveis com os mais complexos quanto aos procedimentos de formação de possíveis e do necessário. Essa atualização cognitiva pode ser creditada às condições construtivistas da intervenção pedagógica realizada com os/as participantes da pesquisa que se mostrou fecunda para a educação formal dessa faixa etária.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.