ENTRE A MORALIDADE E A RELIGIOSIDADE
PROVAS DE CONCURSO E SABERES NECESSÁRIOS À PROFISSÃO DOCENTE NA PROVÍNCIA DE SERGIPE
Resumo
Este artigo objetiva identificar de que maneira a legislação que institucionalizou provas para concurso para o magistério primário contribuiu para a definição dos saberes necessários à prática docente e para a configuração do trabalho docente na província de Sergipe na década de 70 do século XIX. Para tanto, tomou-se como base a contribuição teórico-metodológica da História Cultural e as discussões de Elias (1994, 2001), Tardif (2014) e Amorim (2014), com o intuito de compreender como se configurou e se institucionalizou a profissão docente em Sergipe, identificando os saberes necessários à prática profissional, assim como as tensões no campo, mais especificamente no âmbito do ensino primário, verificando, assim, de que forma se constituiu o perfil profissional pensado para o projeto de constituição de nação para o Brasil. Utilizando como fontes documentos manuscritos como ofícios, cartas e projetos de leis identificados no acervo da Biblioteca Nacional, além de provas de concurso para professores primários encontradas no Acervo Público do Estado de Sergipe, notou-se que os saberes docentes necessários à prática profissional estavam imbuídos de forte apelo moral e religioso, aspectos que deveriam compor o perfil profissional dos que seriam responsáveis por formar as bases da sociedade sergipana.
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