CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TENSÕES E POSSIBILIDADES

  • Rosa Malena de Araújo Carvalho UFF e PPGEDU-PFDS
  • Cintia de Assis Silva Colégio Pedro II, Campus Realengo I
  • Nathália da Rocha Corrêa Barros FIOCRUZ

Resumo

Relacionar corpo e práticas corporais com as dimensões políticas, sociais, culturais, além da biológica, é colocar a corporeidade em evidência, como parte do trabalho docente que se faz em conjunto com os diversos conhecimentos, tempos e espaços educativos. O acesso e permanência à escola, para todos, ainda não se consolidou no Brasil - o que é contrário à concepção democrática de currículo, como significa o direito pleno à escolarização, o que inclui a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na pesquisa aqui apresentada, objetivando caracterizar o corpo e as práticas corporais parte desse processo do direito à escolarização que a EJA significa, colocamos em discussão um curso de extensão desenvolvido em universidade pública federal localizada em Niterói, estado do Rio de Janeiro. Dialogando especialmente com autores da filosofia e da sociologia da educação, com narrativas de quem organiza e realiza o Curso, nossos resultados destacam a reponsabilidade da Universidade para essa formação. Nessas conclusões, sempre inconclusas e provisórias, a corporeidade vem apresentando vigor criador de novos sentidos ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Malena de Araújo Carvalho, UFF e PPGEDU-PFDS

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades. Com ampla experiência na área da Educação, coordena o Curso de Especialização em Educação Física Escolar e lidera o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual desenvolve projetos com a rede pública de ensino, com pesquisas que priorizam os seguintes temas: corporeidades; experiências lúdicas; formação de professores/as; educação física escolar; educação de jovens e adultos. Como pesquisadora, integra o NEDEJA (Núcleo de Estudos e Documentação em EJA). É a atual secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Rio de Janeiro.

Cintia de Assis Silva, Colégio Pedro II, Campus Realengo I

Mestre em Educação pelo PPGEDU- PFDS (FFP-UERJ); Professora de Educação Física no Colégio Pedro II, Campus Realengo I; pesquisadora do Grupo de Pesquisa ELAC

Nathália da Rocha Corrêa Barros, FIOCRUZ

Especialista em Educação Física Escolar pela UFF; mestranda no PGEBS/IOC/Fiocruz; Professora de Educação Física no Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos da EPSJV/Fiocruz; pesquisadora do Grupo de Pesquisa ELAC.

Publicado
2020-04-22
Como Citar
Carvalho, R. M. de A., Silva, C. de A., & Barros, N. da R. C. (2020). CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Notandum, (53), 77-94. https://doi.org/10.4025/notandum.vi53.52087
Seção
Artigos