FILOSOFIA, TEOLOGIA E EDUCAÇÃO NOS ESCRITOS DE CLEMENTE DE ALEXANDRIA
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS USOS DE HOMERO NAS OBRAS PAEDAGOGUS E STROMATA
Resumo
Titus Flavius Clemens, ou simplesmente Clemente de Alexandria, que liderou a chamada “Escola Catequética” da cidade de Alexandria entre os anos de 188 e 201 E.C., fez inúmeras referências ao poeta grego Homero em suas obras, sobretudo no Paedagogus e no Stromata. A partir da análise específica de 47 fragmentos destas duas obras, foi possível perceber diversas menções a Homero como alguém que teria sido educado entre bárbaros e que seria tanto um propagador da fé hebraica quanto um continuador dos discursos hebraicos entre os gregos. Considerando isso, o artigo buscou compreender como essa imagem homérica foi definida e trabalhada de modo a colaborar para sistematização da narrativa clementina, entrelaçando questões filosóficas, teológicas e educacionais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


