DA LEGALIDADE ÀS AÇÕES MULTIFACETADAS EM RELAÇÃO A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

DANDO VOZ AOS PROFESSORES

  • Isabel Cristina dos Santos Fernandes Rede pública estadual do Paraná
  • Bruna Solera Universidade Estadual de Maringá
  • Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Macedo Balthazar Jorge Secretaria de Educação do Município de Maringá
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual do Paraná
  • Ana Luíza Barbosa Anversa Centro Universitário Metropolitano de Maringá e Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este trabalho objetiva potencializar as discussões acerca dos saberes e conhecimentos da cultura afro-brasileira deliberadas pela lei n.10.639/03 (BRASIL, 2003). Trouxemos os apontamentos de como se dá essa ação na prática cotidiana escolar a partir do olhar dos professores de uma escola pública. Caracterizada como uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um estudo de caso, na qual inserimos análise documental, entrevistas e acompanhamento dos docentes envolvidos. Os dados realçaram a necessidade de se repensar o campo da formação inicial. Os participantes demostraram insegurança e falta de autonomia para com as temáticas que tratam da religiosidade da cultura afro-brasileira, realçando a necessidade de se (re)pensar o processo de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos Fernandes, Rede pública estadual do Paraná

Professora PDE de Educação Física da educação básica do município de Araruna pela  rede estadual do Paraná.

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Mestre em Educação Física pelo mesmo programa. Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. 

Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Licenciada em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá.  Bacharel em Educação Física pela Uninta

Juliana Macedo Balthazar Jorge, Secretaria de Educação do Município de Maringá

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Paranaense de Ensino (2008). Mestranda em Educação na linha de Políticas Públicas na Universidades Estadual de Maringá . Orientadora educacional de um Centro Municipal de Educação Infantil em Maringá. 

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná e do Centro Universitário de Maringá. 

Ana Luíza Barbosa Anversa, Centro Universitário Metropolitano de Maringá e Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Professora do curso de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Metropolitano de Maringá. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. 

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professor da Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Departamento de Educação Física. 

Publicado
2020-08-14
Como Citar
Fernandes, I. C. dos S., Solera, B., Sousa, Y. M. da S. C. de, Jorge, J. M. B., Flores, P. P., Anversa, A. L. B., & Souza, V. de F. M. de. (2020). DA LEGALIDADE ÀS AÇÕES MULTIFACETADAS EM RELAÇÃO A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA. Notandum, (54), 1-17. https://doi.org/10.4025/notandum.vi54.52799