PLÍNIO, O JOVEM E QUINTILIANO
A EDUCAÇÃO RETÓRICA NAS CARTAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar algumas cartas de Plínio, o Jovem, no intuito de identificar o processo educacional e a construção de suas narrativas baseados em fundamentos retóricos. Para tal, é importante salientar que algumas concepções sobre retórica no mundo clássico serão o objeto deste texto, principalmente Cícero, Quintiliano, Suetônio e Tácito. Desta forma, pretende-se abordar algumas destas premissas teóricas e filosóficas como princípio de análise das Cartas do senador romano e suas narrativas que demonstram as estruturas de poder na segunda metade do I Século de nossa era.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.