PLÍNIO, O JOVEM E QUINTILIANO

A EDUCAÇÃO RETÓRICA NAS CARTAS

  • Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi UNESP/Assis
  • Cláudia Valéria Penavel Binato UNESP/Assis

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas cartas de Plínio, o Jovem, no intuito de identificar o processo educacional e a construção de suas narrativas baseados em fundamentos retóricos. Para tal, é importante salientar que algumas concepções sobre retórica no mundo clássico serão o objeto deste texto, principalmente Cícero, Quintiliano, Suetônio e Tácito. Desta forma, pretende-se abordar algumas destas premissas teóricas e filosóficas como princípio de análise das Cartas do senador romano e suas narrativas que demonstram as estruturas de poder na segunda metade do I Século de nossa era.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, UNESP/Assis

Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, docente de História Antiga do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Graduada em História, Pedagogia e Direito, com Mestrado e Doutorado em História. Atuou na Educação Básica de 1992 a 1996 nas duas áreas de licenciatura. Desde o ano de 1995 atua no Ensino Superior tendo experiência de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, monografias, iniciação científica e mestrado e doutorado na área de História Antiga, especificamente sobre o Principado Romano. É membro do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM) da UNESP desde o ano de 1990 onde desenvolveu suas pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Realizou Estágios de Pesquisas na Faculty of Classics da University of Cambridge (2012), no Reino Unido, no Department of the Classics da Harvard University (2014) e no Department of Classics da Columbia University (2014) nos Estados Unidos, todos financiados com bolsa da FAPESP e auxílio do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, câmpus da UNESP.

Cláudia Valéria Penavel Binato, UNESP/Assis

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura clássica, literatura clássica, latinidade brasileira, estudos clássicos e língua portuguesa.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Rossi, A. L. D. de O. C., & Binato, C. V. P. (2020). PLÍNIO, O JOVEM E QUINTILIANO. Notandum, (54), 107-125. https://doi.org/10.4025/notandum.vi54.52958