A ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO EMOCIONAL
POSSIBILIDADES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a primeira atividade guia do bebê após o seu nascimento, denominada “atividade de comunicação emocional”. O texto, com delineamento bibliográfico, ampara-se nas elaborações da Teoria Histórico-Cultural, por meio das quais, elencamos autores clássicos como Zaporozet e Lisina (1986), Mukhina (1996), Leontiev (2004), Vygotski (2006; 2000) e Vigotski (2009) e contemporâneos como Lima (2005; 2001), Chaves (2014), Chaves e Franco (2016), Gómez e Hurtado (2016) e Akuri, Lima e Castro (2018). Em nossa análise, os subsídios da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir com a compreensão da temática, instrumentalizar as ações educativas dos professores e proporcionar condições propícias aos processos de aprendizagem e desenvolvimento pleno dos bebês e das crianças na primeira infância. Considera-se que, para os professores de Educação Infantil, especificamente para os que trabalham com crianças em seus primeiros meses aos três anos, estes estudos iniciais podem proporcionar amparo para a realização das intervenções educativas, em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores nesse momento da vida.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.