A ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO EMOCIONAL

POSSIBILIDADES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a primeira atividade guia do bebê após o seu nascimento, denominada “atividade de comunicação emocional”. O texto, com delineamento bibliográfico, ampara-se nas elaborações da Teoria Histórico-Cultural, por meio das quais, elencamos autores clássicos como Zaporozet e Lisina (1986), Mukhina (1996), Leontiev (2004), Vygotski (2006; 2000) e Vigotski (2009) e contemporâneos como Lima (2005; 2001), Chaves (2014), Chaves e Franco (2016), Gómez e Hurtado (2016) e Akuri, Lima e Castro (2018). Em nossa análise, os subsídios da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir com a compreensão da temática, instrumentalizar as ações educativas dos professores e proporcionar condições propícias aos processos de aprendizagem e desenvolvimento pleno dos bebês e das crianças na primeira infância. Considera-se que, para os professores de Educação Infantil, especificamente para os que trabalham com crianças em seus primeiros meses aos três anos, estes estudos iniciais podem proporcionar amparo para a realização das intervenções educativas, em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores nesse momento da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalyandra Imai Gonçalves, UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação de Maringá (SEDUC).

Marta Chaves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus Marília. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Marília.

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Imai Gonçalves, K., Chaves, M., & Lima, E. A. de. (2021). A ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO EMOCIONAL. Notandum, (56), 97-110. https://doi.org/10.4025/notandum.vi56.53796
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem