A EDUCAÇÃO NO BRASIL À LUZ DO MÉTODO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar como o método pedagógico dos Jesuítas desenvolveu a educação formal no Brasil Colônia. De cunho bibliográfico, a pesquisa expõe a história dos primeiros séculos da educação no Brasil, que expandiu sob a égide dos padres jesuítas. Com o empenho de atingir o objetivo, buscou-se conhecer como se deu o processo de alfabetização nas casas de bê-á-bá, voltadas particularmente para as crianças indígenas mamelucas, a relação do método pedagógico com a pedagogia tradicional e sua influência na configuração educacional do presente século. Os padres jesuítas ergueram casas de bê-á-bá e escolas em diferentes lugares da colônia, aplicando o método pedagógico Ratio Studiorum por 210 anos na liderança da educação formal em terras brasileiras. Os dados históricos demonstram que ainda existe muito do passado em nossa educação atual, inclusive na forma como alguns documentos educacionais estão dispostos e, na maneira como a maior parte das instituições de ensino e os professores se organizam e executam o seu trabalho. Os resultados indicam que a ação educacional desenvolvida pelos padres jesuítas na Terra de Vera Cruz tornou-se um marco importantíssimo, que lança um norte para compreensão e reflexão da educação atual e do futuro.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.