A EDUCAÇÃO NO BRASIL À LUZ DO MÉTODO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS

  • Fátima Souza Francioli Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí
  • Danielle Priscila de Brito Sobral Universidade Estadual do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2708-6417

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar como o método pedagógico dos Jesuítas desenvolveu a educação formal no Brasil Colônia. De cunho bibliográfico, a pesquisa expõe a história dos primeiros séculos da educação no Brasil, que expandiu sob a égide dos padres jesuítas. Com o empenho de atingir o objetivo, buscou-se conhecer como se deu o processo de alfabetização nas casas de bê-á-bá, voltadas particularmente para as crianças indígenas mamelucas, a relação do método pedagógico com a pedagogia tradicional e sua influência na configuração educacional do presente século. Os padres jesuítas ergueram casas de bê-á-bá e escolas em diferentes lugares da colônia, aplicando o método pedagógico Ratio Studiorum por 210 anos na liderança da educação formal em terras brasileiras. Os dados históricos demonstram que ainda existe muito do passado em nossa educação atual, inclusive na forma como alguns documentos educacionais estão dispostos e, na maneira como a maior parte das instituições de ensino e os professores se organizam e executam o seu trabalho. Os resultados indicam que a ação educacional desenvolvida pelos padres jesuítas na Terra de Vera Cruz tornou-se um marco importantíssimo, que lança um norte para compreensão e reflexão da educação atual e do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Araraquara. Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí.

Danielle Priscila de Brito Sobral, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Publicado
2021-02-05
Como Citar
Francioli, F. S., & Sobral, D. P. de B. (2021). A EDUCAÇÃO NO BRASIL À LUZ DO MÉTODO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS. Notandum, (56), 77-96. https://doi.org/10.4025/notandum.vi56.56022
Seção
Fundamentos da Educação