A GÊNESE DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
ANÁLISE DO PARECER NEWTON SUCUPIRA
Resumo
O objetivo deste texto é situar o surgimento, a normatização e a consolidação da pós-graduação no Brasil. Para isso, tomamos como base estudos sobre a história da educação brasileira e, especialmente, o parecer elaborado pelo professor Newton Sucupira, em 1965, à pedido do ministro da Educação. Destacamos que instituições de ensino superior e universidades foram criadas no Brasil apenas, respectivamente, a partir dos períodos imperial e republicano. Já o surgimento da pós-graduação se deu nos anos 1960, período pós 2ª Guerra marcado pela valorização do desenvolvimento e pelo entusiasmo com as ciências. Apontamos o fato de que o modelo brasileiro de pós-graduação, cunhado em plena ditadura militar, teve como inspiração o modelo estadunidense e visava formar docentes para o ensino superior, intelectuais que trabalhassem para o desenvolvimento do país e pesquisadores. Por fim, sinalizamos a vigência atual de ideais propostos por Sucupira em seu parecer e questionamos os rumos da pós-graduação brasileira diante dos cenários contemporâneos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.