O CYBERBULLYING E SEUS IMPACTOS NA ADOLESCÊNCIA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Resumo

O cyberbullying tem despertado a atenção de pesquisadores de diferentes áreas, havendo uma preocupação em compreender porque esse fenômeno tem aumentado entre os adolescentes. Por meio de uma revisão integrativa da literatura buscou-se conhecer como o cyberbullying é compreen­dido e conceituado pela comunidade científica, e especialmente, quais os seus impactos na vida dos adolescentes. Foram utilizadas três bases de dados: Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePsic), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Periódicos da Capes. O recorte temporal abrange o período de 2011 a 2020. Foram encontrados inicialmente 32 artigos. Aplicados os critérios de inclusão e de exclusão, restaram 9 estudos que foram analisados. Os resultados revelam que as vivências de cyberbullying podem causar impactos de ordem emocional e comportamental na vida dos jovens, contribuindo para o surgimento de sintomas como ansiedade, tristeza, medo, depressão, baixa autoestima, isolamento social, agressividade contra outros ou contra si, dificuldades de aprendizagem, evasão escolar, doenças psicossomáticos, uso de substâncias psicoativas, ideação suicida, suicídio e homicídio. Chegou-se à conclusão que é necessário a realização de pesquisas sobre prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas.

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Biografia do Autor

João Gabriel Yaegashi, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Bolsista CAPES. Advogado. Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6341-0942

Cleber Sanfelici Otero, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Docente no Programa de Pós-Graduação Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Juiz Federal. Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6035-7835

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicóloga. Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Juan Carlos Sánchez Huete, Centro de Enseñanza Superior Don Bosco, Universidade Complutense de Madrid (UCM)

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Docente no Centro de Enseñanza Superior Don Bosco, Universidade Complutense de Madrid (UCM), Madri, Espanha. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7935-1633

Michele Nader, Ministério Público do Paraná

Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Promotora de Justiça do Estado do Paraná. Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7464-9203

Publicado
2021-12-22
Como Citar
Yaegashi, J. G., Otero, C. S., Yaegashi, S. F. R., Huete, J. C. S., & Nader, M. (2021). O CYBERBULLYING E SEUS IMPACTOS NA ADOLESCÊNCIA. Notandum, (58), 141-159. https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.57406
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem