REGULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA
Resumo
Este texto expõe algumas das novas regulamentações para o trabalho escolar e docente, publicadas pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em decorrência da declaração de estado de emergência, publicada em 16 de março de 2020, devido a pandemia. O objetivo deste texto é refletir sobre as novas regulações, dialogando com as normativas que se encontram distribuídas em decretos, instruções normativas, ofícios etc. A análise não é jurídica, são as impressões de algumas profissionais de magistério que tentam se apropriar do conteúdo das regulamentações. A reflexão baseada nas novas regulamentações aponta para uma nova organização do trabalho, bem como para o uso diário de ferramentas como computador, celular e internet que outrora eram usados em momentos pontuais no ambiente escolar, como na elaboração de aulas, relatórios e pesquisa ou em atividades pontuais com os estudantes, mas no contexto pandêmico essas ferramentas passam a ser fundamentais para o trabalho, entretanto são custeadas pelas professoras sem qualquer apoio da mantenedora. Assim, o que observamos são as trabalhadoras garantindo as condições materiais para a execução do seu trabalho.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.