REGULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA

  • Jokasta Pires Vieira Ferraz Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR
  • Diana Cristina de Abreu Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR
  • Maria Angela da Motta Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR

Resumo

Este texto expõe algumas das novas regulamentações para o trabalho escolar e docente, publicadas pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em decorrência da declaração de estado de emergência, publicada em 16 de março de 2020, devido a pandemia. O objetivo deste texto é refletir sobre as novas regulações, dialogando com as normativas que se encontram distribuídas em decretos, instruções normativas, ofícios etc. A análise não é jurídica, são as impressões de algumas profissionais de magistério que tentam se apropriar do conteúdo das regulamentações. A reflexão baseada nas novas regulamentações aponta para uma nova organização do trabalho, bem como para o uso diário de ferramentas como computador, celular e internet que outrora eram usados em momentos pontuais no ambiente escolar, como na elaboração de aulas, relatórios e pesquisa ou em atividades pontuais com os estudantes, mas no contexto pandêmico essas ferramentas passam a ser fundamentais para o trabalho, entretanto são custeadas pelas professoras sem qualquer apoio da mantenedora. Assim, o que observamos são as trabalhadoras garantindo as condições materiais para a execução do seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jokasta Pires Vieira Ferraz, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR

Doutora (2016-2020) e mestra (2013) em educação pelo PPGE-UFPR na linha de Politicas Educacionais. Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (2012-atual). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Fez parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2014-2016) atuando como chefe de serviço para os assuntos de avaliação escolar e formadora das equipes gestoras e conselhos escolares. Professora do curso de especialização em coordenação pedagógica da UFPR, na modalidade EAD (2015-2016) e docente nos cursos de pedagogia na modalidade presencial na Faculdade São Braz (2015-2016) e no Instituto de Ensino Superior de Londrina (2013-2014). Tutora do curso de Especialização em Gestão Pública do Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA) da UFPR (2017). Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Pobreza e Desigualdade Social realizado pelo Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) e pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) da UFPR. (2019). Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente sobre politicas educacionais, financiamento da educação, gasto-aluno e custo-aluno.

Diana Cristina de Abreu, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Maria Angela da Motta, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR

Especialista em ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Publicado
2021-02-24
Como Citar
Ferraz, J. P. V., Abreu, D. C. de, & Motta, M. A. da. (2021). REGULAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA. Notandum, (56), 111-121. https://doi.org/10.4025/notandum.vi56.57910
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem