A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FUNÇÃO DO PEDAGOGO QUE ATUA NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO ASSISTIDO NO PATRONATO MUNICIPAL DE APUCARANA
Resumo
O artigo objetiva discutir a importância da concepção de educação integral e o papel da Pedagogia no processo de reintegração social dos apenados assistidos no Patronato Municipal de Apucarana. Sabemos que o papel do pedagogo historicamente esteve atrelado à educação escolar, todavia, nos últimos anos, seu campo de atuação ampliou-se de modo significativo. O Patronato, como um órgão de execução penal, também se configura em uma nova área de atuação desse profissional que se identifica, cada vez mais, como um trabalhador da área social. O pedagogo, no âmbito social, apoia o assistido no desejo de retornar ao convívio social, viabilizando o acesso ao conhecimento científico por meio dos estudos e/ou cursos profissionalizantes, articulando, portanto, educação escolar e não escolar. Trata-se de uma pesquisa que utiliza como estratégia a análise bibliográfica e o detalhamento de dados documentais coletados sobre os assistidos entre os anos de 2013 a 2018. Os resultados, para além de um impacto imediato na vida dos assistidos, demonstraram que os encaminhamentos do setor pedagógico para a rede de serviços contribuíram para viabilizar uma melhor integração social, o que valida a importância do trabalho pedagógico realizado por meio da educação integral com os egressos do Patronato.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.