A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FUNÇÃO DO PEDAGOGO QUE ATUA NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO ASSISTIDO NO PATRONATO MUNICIPAL DE APUCARANA

Resumo

O artigo objetiva discutir a importância da concepção de educação integral e o papel da Pedagogia no processo de reintegração social dos apenados assistidos no Patronato Municipal de Apucarana. Sabemos que o papel do pedagogo historicamente esteve atrelado à educação escolar, todavia, nos últimos anos, seu campo de atuação ampliou-se de modo significativo. O Patronato, como um órgão de execução penal, também se configura em uma nova área de atuação desse profissional que se identifica, cada vez mais, como um trabalhador da área social. O pedagogo, no âmbito social, apoia o assistido no desejo de retornar ao convívio social, viabilizando o acesso ao conhecimento científico por meio dos estudos e/ou cursos profissionalizantes, articulando, portanto, educação escolar e não escolar. Trata-se de uma pesquisa que utiliza como estratégia a análise bibliográfica e o detalhamento de dados documentais coletados sobre os assistidos entre os anos de 2013 a 2018. Os resultados, para além de um impacto imediato na vida dos assistidos, demonstraram que os encaminhamentos do setor pedagógico para a rede de serviços contribuíram para viabilizar uma melhor integração social, o que valida a importância do trabalho pedagógico realizado por meio da educação integral com os egressos do Patronato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lícia Beatriz do Nascimento, Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana (2019) e Pós-graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Rhema Educação. Professora Particular de Reforço Escolar. Tem experiência em Educação, atuando como estagiária de pedagogia no Patronato Municipal de Apucarana, educação infantil e ensino fundamental no município de Apucarana.

Adriana Salvaterra, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2017).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História e historiografia da educação, Instituições Escolares e Intelectuais da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR na linha História e Historiografia da Educação e Membro do Grupo de Pesquisa Política, Religião e Educação na Modernidade.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutora em Educação (UEM), Mestre em Adolescente em Conflito com a Lei (UNIBAN/SP); Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN/CNPq). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi).

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Nascimento, L. B. do, Salvaterra, A., & Fernandes, M. N. (2021). A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FUNÇÃO DO PEDAGOGO QUE ATUA NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO ASSISTIDO NO PATRONATO MUNICIPAL DE APUCARANA. Notandum, (58), 77-95. https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.58274
Seção
Fundamentos da Educação