EDUCAÇÃO INFANTIL E APOSTILAMENTO:
TEMPO DE APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS OU ESTRATÉGIA DE RESTRIÇÃO DE CONQUISTAS?
Resumo
Parte do reconhecimento da Educação Infantil como importante tempo-espaço de aprendizagens e descobertas e objetiva analisar e problematizar as atividades presentes em apostilas, considerando se favorecem as interações e brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, cuja análise da legislação e dos documentos orientadores estabelece uma primeira aproximação ao tema da Educação Infantil, suas finalidades, objetivos e possiblidades, os quais orientam o olhar para apostilas usadas por um grupo de crianças de 4 anos de idade de uma instituição privada no ano de 2019. A análise revelou pouco enfoque nas brincadeiras e prevalência de atividades voltadas para o ensino de letras e números, com enunciados longos os quais dependem do adulto para serem interpretados pelas crianças. Depreende-se que o material encaminha práticas pedagógicas que antecipam a escolarização, as quais desconsideram a participação efetiva das crianças.
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