EDUCAÇÃO INFANTIL E APOSTILAMENTO:

TEMPO DE APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS OU ESTRATÉGIA DE RESTRIÇÃO DE CONQUISTAS?

Resumo

Parte do reconhecimento da Educação Infantil como importante tempo-espaço de aprendizagens e descobertas e objetiva analisar e problematizar as atividades presentes em apostilas, considerando se favorecem as interações e brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, cuja análise da legislação e dos documentos orientadores estabelece uma primeira aproximação ao tema da Educação Infantil, suas finalidades, objetivos e possiblidades, os quais orientam o olhar para apostilas usadas por um grupo de crianças de 4 anos de idade de uma instituição privada no ano de 2019. A análise revelou pouco enfoque nas brincadeiras e prevalência de atividades voltadas para o ensino de letras e números, com enunciados longos os quais dependem do adulto para serem interpretados pelas crianças. Depreende-se que o material encaminha práticas pedagógicas que antecipam a escolarização, as quais desconsideram a participação efetiva das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN/CNPq/UNICENTRO.

Glória Maria Kanarck, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Publicado
2021-12-22
Como Citar
Mesomo Lira, A. C., & Kanarck, G. M. (2021). EDUCAÇÃO INFANTIL E APOSTILAMENTO:. Notandum, (58), 119-140. https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.58731
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem