ANOTAÇÕES DE PESQUISA NO MUNDO DOS SEM SONS

  • Anelice Ribetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Arina Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Neste trabalho a surdez é compreendida como uma experiência visual entendida fora do campo da medicalização, e os surdos como um grupo múltiplo e multifacetado, ainda problematizamos as representações da surdez e o modo como vem sendo historicamente inventada e destacamos trechos de reportagens da grande mídia a fim de tecer, a partir da escola, tensionamentos a respeito da enunciação que é forjada a cerca dos surdos em nossa sociedade através dos meios de comunicação de massa. Atualmente existe um campo de conflitos em que se disputam sentidos sobre a surdez e ser surdo com diferentes representações, entre concepções clínicas e antropológicas. Observa-se que a enunciação que é feita está majoritariamente carregada por uma perspectiva ouvintista que busca a oralização e ciborguização dos corpos ditos anormais. Por fim, problematizamos que, mesmo em meio à forte presença ainda ativa do Oralismo em nossa sociedade, há também iniciativas micropolíticas de produção de discursos que contribuem para afirmar a surdez em sua diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação e Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora procientista da mesma instituição. Psicóloga formada pela Universidad Nacional de Córdoba/Argentina. Lotada no Departamento de Educação da Faculdade do Formação de Professores (UERJ/FFP/DEDU) participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão na Licenciatura em Pedagogia e atua como professora efetiva na Linha Políticas, Direitos e Desigualdades do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais do qual foi coordenadora desde 2016 até 2020. Faz parte do Coletivo "Diferenças e Alteridade na Educação" e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq) Se interessa pelas políticas, poéticas e práticas na/da diferença, alteridade e experiência na educação, e na produção de políticas narrativas outras para contar a prática e a pesquisa em educação. É membro da Red Interuniversitaria Lationoamericana y de Caribe sobre Discapacidad y Derechos Humanos e da Red de Científicxs Argentinxs en Brasil- Programa RAICES (Red de Argentinas/os Investigadoras/es y Científicas/os en el Exterior) dependente do Ministerio de Ciencia, tecnologia e innovación do Governo da República Argentina. Coordena dois convenios internacionais com a UNER e a UPC/ Argentina.

Arina Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos formativos e Desigualdades Sociais da UERJ-FFP na Linha de Pesquisa Política, Direito e Desigualdades; Mestra em Educação pelo mesmo programa na UERJ-FFP. Pós- Graduada (lato sensu) em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Bailarina da Cia Holos de Dança e Teatro Inclusivo. Integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo, Diferenças e Alteridades na Educação (UERJ-FFP) e do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) na UFF. Professora de Educação Infantil na rede municipal de Niterói atuando na Sala de Recursos e professora de apoio especializado na Educação de Jovens e Adultos. Venho desenvolvendo pesquisas nas áreas de tecnologia, Filosofias da Diferenças e Inclusão. Fui bolsista de monitoria na disciplina de Prática e Pesquisa Pedagógica na Universidade Federal Fluminense (2010-2011). Participei do Grupo de Extensão ?As Artes de Fazer a educação em ciclos: sala de Compartilhamento e Encontro das Memórias e Narrativas Docentes? (2010). Fui pesquisadora da Universidade Federal Fluminense através da PROPPi - CNPq desenvolvendo trabalhos na área de desenvolvimento educacional de alunos com deficiências intelectuais e transtornos diversos (2008-2009). Fui colaboradora no projeto de extensão: Psicologia e Educação Infantil: Interações e significações organizado pelo GSI - UFF (2014).

Publicado
2022-06-15
Como Citar
Ribetto, A. A., & Cardoso, A. C. M. (2022). ANOTAÇÕES DE PESQUISA NO MUNDO DOS SEM SONS. Notandum, (59), 21-40. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.59079
Seção
Fundamentos da Educação