“EXMA. SRA. D. MARIA FIRMINA DOS REIS, DISTINTA LITERÁRIA MARANHENSE”

A NOTORIEDADE DE UMA PROFESSORA AFRODESCENDENTE NO SÉCULO XIX

Resumo

Maria Firmina, a primeira romancista brasileira que publicou no Brasil, foi professora régia da escola de primeiras letras da Vila de São José de Guimarães concursada em 1847. Era uma mulher mestiça, filha natural da mulata forra Leonor Felipa. O presente texto, fruto de pesquisa histórica de caráter indiciário, tem como objetivo refletir sobre o protagonismo da professora de primeiras letras Maria Firmina dos Reis, dando ênfase na análise sobre a representação ativa da mulher em seus romances e ao modo como ela era representada na imprensa maranhense do século XIX. Considera-se, também, a correção de informações correntes na bibliografia sobre a autora, as quais contrariam fontes primárias oficiais produzidas no século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariléia dos Santos Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Educação pela UNESP/ARARAQUARA. Professora Associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão-Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia- CCSST/ITZ, Imperatriz/Maranhão/Brasil.

Érica de Lima de Matos, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão-Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia- CCSST/ITZ, Imperatriz/Maranhão/Brasil.

Ediane Holanda Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão-Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia- CCSST/ITZ, Imperatriz/Maranhão/Brasil

Publicado
2018-08-30
Como Citar
Cruz, M. dos S., Matos, Érica de L. de, & Silva, E. H. (2018). “EXMA. SRA. D. MARIA FIRMINA DOS REIS, DISTINTA LITERÁRIA MARANHENSE”. Notandum, (48), 151-166. https://doi.org/10.4025/notandum.48.11
Seção
Artigos