EDUCAÇÃO E TEMOR NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO
UM ESTUDO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Resumo
Este texto aborda a relação entre temor e educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Nosso objetivo principal é analisar a Questão 41 da primeira Seção da segunda Parte da Suma Teológica, a fim de apresentar a concepção tomasiana de temor como paixão da alma e as possíveis relações entre o temor e a formação humana no contexto da cristandade ocidental do século XIII. O método empregado para a análise da fonte foi o da História Social na perspectiva da Longa Duração, cujos fundamentos buscamos nas obras de Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel e Claudinei Mendes. Assim, verificamos que o temor, paixão da alma que se manifesta diante de um mal futuro impossível de evitar, se desdobra em diferentes espécies, designando diversas formas de imobilidade dos homens diante dos acontecimentos cotidianos. Observamos, ainda, que o temor e suas várias espécies derivam do modo como os homens apreendem a realidade: podemos temer ou não alguma coisa, a depender do modo como fomos educados e da forma como pensamos a vida. Enfim, ressaltamos a importância desse debate para a formação os intelectuais ocidentais do século XIII, época marcada pelo desenvolvimento citadino e que, portanto, demandava novos saberes e novas perspectivas.
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