EDUCAÇÃO E TEMOR NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO

UM ESTUDO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • Rafael Henrique Santin Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este texto aborda a relação entre temor e educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Nosso objetivo principal é analisar a Questão 41 da primeira Seção da segunda Parte da Suma Teológica, a fim de apresentar a concepção tomasiana de temor como paixão da alma e as possíveis relações entre o temor e a formação humana no contexto da cristandade ocidental do século XIII. O método empregado para a análise da fonte foi o da História Social na perspectiva da Longa Duração, cujos fundamentos buscamos nas obras de Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel e Claudinei Mendes. Assim, verificamos que o temor, paixão da alma que se manifesta diante de um mal futuro impossível de evitar, se desdobra em diferentes espécies, designando diversas formas de imobilidade dos homens diante dos acontecimentos cotidianos. Observamos, ainda, que o temor e suas várias espécies derivam do modo como os homens apreendem a realidade: podemos temer ou não alguma coisa, a depender do modo como fomos educados e da forma como pensamos a vida. Enfim, ressaltamos a importância desse debate para a formação os intelectuais ocidentais do século XIII, época marcada pelo desenvolvimento citadino e que, portanto, demandava novos saberes e novas perspectivas.

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Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Diretora da Editora da UEM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade”.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Santin, R. H., & Oliveira, T. (2018). EDUCAÇÃO E TEMOR NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO. Notandum, (47), 6-17. https://doi.org/10.4025/notandum.47.1
Seção
Artigos