FATORES ASSOCIADOS À SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Resumo

No contexto da expansão do ensino público federal ocorrido na década de 2010, o objetivo do artigo foi analisar os fatores associados ao processo de socialização profissional de professores universitários iniciantes numa instituição de ensino superior pública federal do interior do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram produzidos dados em cinco faculdades e institutos, onde foram entrevistados dez professores iniciantes e dois professores experientes e foram realizadas observações de campo entre os anos de 2014 e 2015. A partir dos dados foram construídos analisadores do processo de socialização profissional que revelaram os seguintes fatores associados à socialização profissional: a entrada no estabelecimento universitário desde a posse no serviço público, a mudança de localidade e de modo de vida, a relação dos professores iniciantes com a família e a transição de estudante de doutorado para professor do magistério superior. Concluiu-se que o processo de socialização profissional de professores iniciantes é um momento de embate entre forças instituintes e instituídas no estabelecimento universitário, que possui características específicas que podem ser melhor compreendidas numa perspectiva analítico institucional.

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Biografia do Autor

Heron Laiber Bonadiman, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto I da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, Doutor em Psicologia pela PUC-Minas.

Roberta Carvalho Romagnoli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Adjunto III da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Bonadiman, H. L., & Romagnoli, R. C. (2018). FATORES ASSOCIADOS À SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Notandum, (47), 18-36. https://doi.org/10.4025/notandum.47.2
Seção
Artigos