FATORES ASSOCIADOS À SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Resumo
No contexto da expansão do ensino público federal ocorrido na década de 2010, o objetivo do artigo foi analisar os fatores associados ao processo de socialização profissional de professores universitários iniciantes numa instituição de ensino superior pública federal do interior do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram produzidos dados em cinco faculdades e institutos, onde foram entrevistados dez professores iniciantes e dois professores experientes e foram realizadas observações de campo entre os anos de 2014 e 2015. A partir dos dados foram construídos analisadores do processo de socialização profissional que revelaram os seguintes fatores associados à socialização profissional: a entrada no estabelecimento universitário desde a posse no serviço público, a mudança de localidade e de modo de vida, a relação dos professores iniciantes com a família e a transição de estudante de doutorado para professor do magistério superior. Concluiu-se que o processo de socialização profissional de professores iniciantes é um momento de embate entre forças instituintes e instituídas no estabelecimento universitário, que possui características específicas que podem ser melhor compreendidas numa perspectiva analítico institucional.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.