O ENCONTRO DE SABERES ACADÊMICO E ESCOLAR

EXPECTATIVAS DE INTERLOCUÇÃO E COMPARTILHAMENTOS DE SENTIDOS

  • Maria Cristina Ribeiro Cohen Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Este artigo apresenta as coordenadas filosóficas desenvolvidas por Bakhtin (1986 e 1979/2003) e os integrantes do seu círculo, relacionadas com o tema autor – autoria e os entendimentos destes múltiplos domínios de sentidos. Por considerar possível resgatar a noção de que a linguagem funciona diferentemente para diversos grupos na medida em que diferentes materiais configurados discursivamente participam do julgamento de uma dada situação, há um envolvimento em discussões que caracterizam o seu papel mediador e a natureza dos signos ideológicos produzidos em um determinado contexto de interação social – o curso BIOgrafias e a abordagem discursiva da formação docente. Motivados pela necessidade de entender o funcionamento da linguagem social praticada no âmbito de eventos acadêmicos, procuramos compreender as enunciações docentes fazendo referência a contextos imediatos de sua produção, tais como: o processo de elaboração de textos relacionados com evento de pesquisa e o ensino – resultante da interface de práticas sócio históricas específicas.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Ribeiro Cohen, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do curso de Licenciatura em Biologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Cohen, M. C. R. (2018). O ENCONTRO DE SABERES ACADÊMICO E ESCOLAR. Notandum, (47), 37-46. https://doi.org/10.4025/notandum.47.3
Seção
Artigos