O ENCONTRO DE SABERES ACADÊMICO E ESCOLAR
EXPECTATIVAS DE INTERLOCUÇÃO E COMPARTILHAMENTOS DE SENTIDOS
Resumo
Este artigo apresenta as coordenadas filosóficas desenvolvidas por Bakhtin (1986 e 1979/2003) e os integrantes do seu círculo, relacionadas com o tema autor – autoria e os entendimentos destes múltiplos domínios de sentidos. Por considerar possível resgatar a noção de que a linguagem funciona diferentemente para diversos grupos na medida em que diferentes materiais configurados discursivamente participam do julgamento de uma dada situação, há um envolvimento em discussões que caracterizam o seu papel mediador e a natureza dos signos ideológicos produzidos em um determinado contexto de interação social – o curso BIOgrafias e a abordagem discursiva da formação docente. Motivados pela necessidade de entender o funcionamento da linguagem social praticada no âmbito de eventos acadêmicos, procuramos compreender as enunciações docentes fazendo referência a contextos imediatos de sua produção, tais como: o processo de elaboração de textos relacionados com evento de pesquisa e o ensino – resultante da interface de práticas sócio históricas específicas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.