FRAGILIDADE FEMININA E FORÇA MASCULINA
O CURRÍCULO DOS SEXOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir e analisar práticas educativas desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, observadas durante uma pesquisa de mestrado, e, como elas normatizam o comportamento dos sujeitos em uma divisão por sexo, por meio das atividades nelas propostas. Analisa-se ainda os discursos biológico e machista que produzem marcas distintas a meninas e meninos, tanto na escola como em distintos espaços da sociedade. Foram observadas em funcionamento as táticas Brutos e Olívia, assim nomeadas, que por meio do discurso biológico utilizam e enfatizam estratégias que reforçam o binarismo entre o sexo masculino e feminino, definindo características, modos de compreender o mundo e comportamentos tidos como tipicamente masculinos ou femininos. Aos meninos demanda-se serem másculos, fortes, ágeis e destemidos, enquanto às meninas solicita-se serem comportadas, frágeis, e delicadas. Contudo, mesmo em um currículo baseado em práticas rigidamente pautadas da divisão por sexo de nascimento, também foi passível perceber, ainda que timidamente, sujeitos que não se enquadram, que escapam às normas.
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