PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA NO CONVENTO DE SANTA CLARA DO DESTERRO DA BAHIA (SÉCULOS XVII E XVIII)
Resumo
Este artigo busca dialogar com o conceito de cultura escrita para compreender as leituras possíveis e as escritas realizadas pelas religiosas que habitavam o Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia, primeira instituição do gênero fundada na América Portuguesa, no ano de 1677. No interior de conventos, destacavam se as escritas e as leituras das autobiografias ou biografias de companheiras de claustro, de vida dos santos ou textos morais edificantes (exemplares). Pretende se então analisar algumas obras exemplares que foram produzidas no referido convento.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.