RELIGIÃO E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO
NOTAS SOBRE A REDE CATÓLICA NO TERRITÓRIO MARANHENSE
Resumo
Este artigo aborda os trabalhos educacionais da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, no Maranhão republicano, na perspectiva de suplência diante do quadro de analfabetismo encontrado em várias regiões desse estado. Conjectura-se que, apesar da pretensa laicização do Estado brasileiro, esse grupo religioso fez uso de muitos espaços para se expandir e estruturar suas obras, inclusive, com certo apoio do próprio Estado que, por sua vez, beneficiou-se com esses serviços.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.