POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS PARA AS PESQUISAS SOBRE INTELECTUAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • Mario Borges Netto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Nesse texto apresentamos uma possibilidade interpretativa para a pesquisa sobre intelectuais na História da Educação. Com base no envolvimento de Florestan Fernandes no debate educacional brasileiro em torno da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na década de 1960, analisamos seu posicionamento político a partir da categoria ação intelectual. Como fontes, lançamos mão dos textos educacionais do referido intelectual publicados na imprensa, cujo fim foi se posicionar ante ao dilema e convocar a população nacional para assumir a bandeira da defesa da escola pública. Concluímos que a categoria ação intelectual se torna uma possibilidade para estudiosos que buscam interpretar os posicionamentos dos intelectuais no movimento da história, ou seja, em ação, haja vista que a mesma permite analisar os indivíduos a partir da unidade entre a sua obra e as suas ações políticas sobre o real.

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Biografia do Autor

Mario Borges Netto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora Produtividade 1C do CNPq.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Borges Netto, M., & Machado, M. C. G. (2018). POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS PARA AS PESQUISAS SOBRE INTELECTUAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Notandum, (47), 193-213. https://doi.org/10.4025/notandum.47.12
Seção
Artigos