POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS PARA AS PESQUISAS SOBRE INTELECTUAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Resumo
Nesse texto apresentamos uma possibilidade interpretativa para a pesquisa sobre intelectuais na História da Educação. Com base no envolvimento de Florestan Fernandes no debate educacional brasileiro em torno da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na década de 1960, analisamos seu posicionamento político a partir da categoria ação intelectual. Como fontes, lançamos mão dos textos educacionais do referido intelectual publicados na imprensa, cujo fim foi se posicionar ante ao dilema e convocar a população nacional para assumir a bandeira da defesa da escola pública. Concluímos que a categoria ação intelectual se torna uma possibilidade para estudiosos que buscam interpretar os posicionamentos dos intelectuais no movimento da história, ou seja, em ação, haja vista que a mesma permite analisar os indivíduos a partir da unidade entre a sua obra e as suas ações políticas sobre o real.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.