FELICIDADE E BEM-ESTAR DA JUVENTUDE BRASILEIRA
Resumo
A pesquisa analisa os significados afetivos presentes nos projetos de vida de jovens brasileiros, com enfoque na temática da felicidade. Os dados foram coletados a partir de questionário aplicado a 120 jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas das cinco regiões brasileiras, analisados a partir dos pressupostos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados evidenciaram que grande parte dos jovens, em seus projetos de vida, volta sua concepção de felicidade para as relações sociais e de convivência. Em alguns casos, a relevância às relações interpessoais se articula a outros elementos e significados, configurando complexos de sentimentos que representam a dinâmica multidimensional da noção de felicidade que, ao se integrar à história de vida, às escolhas e projeções do sujeito, aproxima-se de uma visão eudemônica. Ademais, poucos são os jovens que evidenciam o compromisso social na configuração de seus projetos de vida, abarcando uma visão que também extrapola o self e que busca a atuação do sujeito no mundo. Diante dos resultados obtidos, são tecidas algumas considerações acerca das implicações educacionais, voltadas tanto para a formação de professores quanto para a atuação pedagógica docente.
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