O DIÁLOGO ENQUANTO PRÁXIS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O objetivo deste relato de experiência é apontar aspectos dialógicos que foram importantes para a reestruturação de uma disciplina de metodologia do ensino de ciências biológicas durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus. Aspectos referentes à importância do diálogo e participação estão presentes nos pressupostos teóricos da disciplina (CTS e Paulo Freire), desta forma foram colocados também enquanto práxis para a construção de estratégias de ensino remoto. Assim, apontamos uma lista de estratégias que acreditamos ser promotoras do diálogo: discussões sobre a estrutura da disciplina, diversificação de formas das aulas, comunicação, recursos didáticos e entrega de atividades, garantias de feedback e autoavaliação. Concluímos que a experiência foi bem sucedida, porém sem desconsiderar os impactos concretos da má gestão brasileira durante a pandemia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.