O DIÁLOGO ENQUANTO PRÁXIS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

  • Rafael Vitame Kauano Universidade de São Paulo
  • Felipe Barbosa Dias Instituto Butantan

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é apontar aspectos dialógicos que foram importantes para a reestruturação de uma disciplina de metodologia do ensino de ciências biológicas durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus. Aspectos referentes à importância do diálogo e participação estão presentes nos pressupostos teóricos da disciplina (CTS e Paulo Freire), desta forma foram colocados também enquanto práxis para a construção de estratégias de ensino remoto. Assim, apontamos uma lista de estratégias que acreditamos ser promotoras do diálogo: discussões sobre a estrutura da disciplina, diversificação de formas das aulas, comunicação, recursos didáticos e entrega de atividades, garantias de feedback e autoavaliação. Concluímos que a experiência foi bem sucedida, porém sem desconsiderar os impactos concretos da má gestão brasileira durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Rafael Vitame Kauano, Universidade de São Paulo

Sou doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), licenciado em Ciências Biológicas (2011) e bacharel em Zoologia (2012) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já trabalhei na área de Ecologia de Invertebrados Marinhos Bentônicos com o foco em bioinvasão e conservação. Atualmente, sou professor temporário na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e membro do grupo de pesquisas CHOICES (Culture and Historicity in Out-of-School Inovations for Communication and Science Education). Sou bolsista de desenvolvimento tecnológico e industrial (DTIA) do CNPq junto ao INCT- Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia locado na Fundação Oswaldo Cruz. Atuo como um dos membros fundadores do coletivo Embraza Ciência que tem como proposição a educação e divulgação científica popular. Também, sou atual tesoureiro da Regional 1 e membro da comissão de comunicação da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio).Meu principal interesse é voltado a práticas e estudos sobre a educação e divulgação científica comprometidas com a transformação e justiça social. Atualmente trabalho e pesquiso com ensino e aprendizagem em espaços formais e não escolarizados (principalmente pelo olhar da educação popular) e, também, com modelos participativos de divulgação científica. Sigo como principais linhas teórica e metodológicas; teorias histórico-culturais de ensino e aprendizagem atreladas ao materialismo histórico e dialético, pensamento de Paulo Freire conectado ao enfoque CTS e à alfabetização científica e processos de conscientização, práxis e relações entre cibercultura e educação em ciências.

Felipe Barbosa Dias, Instituto Butantan

Felipe Barbosa Dias é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2017) e foi estudante da especialização em "História, Museologia, Divulgação da Ciência e da Saúde" do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Butantan (2018). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) no período de outubro/2013 a julho/2017 desenvolvendo projetos pautados na pedagogia museal. Atuou como técnico de biotério no Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA), auxiliar de curadoria da coleção científica de serpentes do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia (MHNUFBA) e como mediador do Projeto Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO) em divulgação científica sobre os animais peçonhentos e demais questões relacionadas à saúde pública. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências, com ênfase em Biologia, pela Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da Profª Drª Martha Marandino. Trabalha no Instituto Butantan como educador do Museu Biológico e possui colaboração com o NOAP/UFBA e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência (GEENF/USP). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, museus, pedagogia museal, controvérsias em museus, animais peçonhentos e serpentes.

Publicado
2022-07-05
Como Citar
Kauano, R. V., & Dias, F. B. (2022). O DIÁLOGO ENQUANTO PRÁXIS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19. Notandum, (59), 135-143. https://doi.org/10.4025/notandum.vi59.60269
Seção
Teoria e Prática do Ensino e da Aprendizagem